CTB-RS manifesta apoio ao retorno de Heron de Oliveira à Superintendência do Trabalho

Com o Auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa, completamente lotado, na última segunda-feira (10) o ex-deputado  Heron de Oliveira voltou a tomar posse como Superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul.

“Estou assumindo de novo a Superintendência no plural porque sou recepcionado pelo conjunto dos servidores em nome do Ministério do Trabalho. Agradeço ao mundo patronal e laboral do Estado que dão consistência e importância e atribuem responsabilidade a mim, que volto porque me sinto, do ponto de vista ideológico, aceitando o desafio de atuar junto ao Ministério do Trabalho. Trabalhei em muitos lugares mas nenhum me desafia tanto como estar  nesse ambiente efervescente. Ali, o dia a dia queima e é torturante. É preciso gostar, ter vocação e gostar porque o Ministério do Trabalho não chega para fazer amigos”.

A cerimônia foi prestigiada pelo presidente da CTB-RS Guiomar Vidor, que considerou o retorno de Heron como a retomada de um trabalho interrompido. “É necessário que seu retorno à Superintendência sirva para fortalecer a estrutura para fiscalizar as relações de trabalho e fazer com que a nossa Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que completou 70 anos de existência – que alguns dizem que está ultrapassada – mas defendemos como o principal instrumento de defesa dos trabalhadores e queremos que seja cumprida na sua essência. As centrais concordam que a CLT tem que ser atualizada, mas para valorizar o trabalho, a fim de servir como instrumento de organização dentro do local de trabalho, para garantir a estabilidade dos líderes sindicais, para acabar com o banco de horas, para regulamentar o princípio de terceirização que seja justo e que dê direito a esses trabalhadores que hoje estão cada vez mais sendo colocados à margem do mercado de trabalho”, iniciou Guiomar Vidor.

Por outro lado, Vidor ressaltou a importância que tem o Ministério na fiscalização das relações de trabalho, na legislação trabalhista. O presidente da CTB-RS lembrou que o ministro Manoel Dias deu sinais de que é comprometido com a defesa de um projeto nacional de desenvolvimento que tenha em seu bojo a valorização do trabalho.

“Nós gostaríamos de destacar a importância de ter o Ministério do Trabalho junto na luta pela construção de todo o Brasil que nós queremos: de desenvolvimento e de valorização do trabalho. Nós, da CTB, também defendemos esse projeto. Queremos o desenvolvimento econômico, mas que seja redistribuído para o conjunto da sociedade. Que não seja aquele desenvolvimento em que o bolo vai sendo formado e na hora da divisão os trabalhadores são excluídos. Por isso é que nós da CTB, em conjunto com as demais centrais sindicais, temos lutado e feito grandes marchas em todo o país em defesa do desenvolvimento, do fim do fator previdenciário, em defesa da jornada de 40 horas semanais sem redução de salário, da regulamentação das convenções 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e também da questão da terceirização, que tanto nos preocupa”, afirmou Vidor.

“Não só como presidente da CTB, mas pela amizade que nós temos de anos, quero afirmar que certamente, amigo Heron, pode contar conosco para que esse trabalho seja renovado e, contando com a pressão das centrais sindicais, vamos lutar para que o Ministério volte a ter a importância devida, dentro dos princípios constitucionais, em defesa do trabalho e do cumprimento da Legislação Trabalhista. Conte conosco no que for necessário e possível, para fazer com que o seu mandato à frente da Superintendência, seja um grande trabalho em defesa da CLT e dos direitos dos trabalhadores”, finalizou o presidente da CTB-RS.

Fonte: CTB RS