CTB-RS faz seminário para debater “A Importância da Formação Sindical”

O Coletivo de Formação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS), coordenado pela diretora Eremi Assis, realizou sexta-feira (13/4), seminário na sede da entidade, em Porto Alegre, para debater com os sindicalistas filiados o tema “A Importância da Formação Sindical”. O palestrante foi Augusto César Petta, do Centro de Estudos Sindicais (CES) de São Paulo.

“Cada vez mais temos notado a importância da formação política e sindical. Os sindicalistas, em geral, possuem uma prática muito grande e procuram responder as questões do dia-a-dia que seus sindicados apresentam, mas também têm necessidade de conhecer melhor as questões relacionadas à política, ao sindicalismo, à história do movimento sindical e as várias concepções que atuam no movimento sindical. Enfim, ao mesmo tempo em que desenvolvem uma prática, precisam também adquirir teoria.

Na medida em que vão estudando, fazendo cursos, participando de palestras e debates, aprendem e adquirem condições de melhorar a sua prática ao entender melhor o quadro político complexo que nós vivemos no país e no mundo”, destacou Augusto Petta.

Uma das maiores preocupações do professor do Centro de Estudos Sindicais (CES) é que esse conhecimento seja retransmitido aos sindicalistas do interior dos estados, a fim de aprimorar a formação de quem se encontra distante dos grandes centros. “Nós temos necessidade de formar novos quadros que vão realizar esse trabalho de formação. Eu pertenço a uma entidade, cuja sede é em São Paulo, mas temos um grupo de formadores, convênio com a CTB, e pretendemos fazer com que esse trabalho de formação seja bastante disseminado, contando com novos formadores nos vários estados da Federação. Hoje estou em Porto Alegre debatendo com os companheiros da CTB-RS a respeito do trabalho de formação que eles vem realizando e que precisa crescer cada vez mais para aperfeiçoar as lideranças sindicais, na esperança de um dia atingir toda a classe trabalhadora.”

A diretora do Coletivo de Formação, Eremi Melo, fez questão de destacar a relevância dessa iniciativa da CTB-RS. “A vinda de Augusto Petta  é muito importante porque nos ajuda a sistematizar o pensamento do que a gente quer sobre a formação dos nossos sindicatos filiados e dos nossos dirigentes. Então, a contribuição do professor é preciosa, porque nós pensamos o nosso projeto de formação, mas precisamos ver como a gente executa esse projeto. Precisamos sistematizar o conteúdo. A vinda do professor significa um salto de qualidade. Mas é preciso que a nossa formação chegue, de fato, até a nossa base”, resumiu Eremi Melo.

Emanuel Mattos – CTB-RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.