CTB-RS fará seminário sobre a Saúde do Trabalhador no FSTemático 2014

Os organizadores do “Fórum Social Temático 2014 – Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental”, que será realizado de 21 a 26 de janeiro, em Porto Alegre, participaram de entrevista coletiva na Assembleia Legislativa, na tarde da última segunda-feira (20), a fim de informar todos os detalhes sobre a programação prevista para esse evento.

Segundo Mauri Cruz, do Comitê Organizador, o Fórum Social Temático – que tem sido realizado de dois em dois anos em Porto Alegre – será o primeiro de 37 eventos que ocorrerão em diversos países. “Nós mantivemos assuntos relevantes do Fórum anterior, como a crise capitalista, a justiça social e ambiental e agregamos o tema da democracia, não só por causa das manifestações ocorridas no Brasil em junho de 2013, mas também porque tudo o que está acontecendo na “Primavera Árabe”, que começou em 2010, estamos vivendo retrocesso em vários daqueles países”, justificou.

A secretária-geral da CTB do Rio Grande do Sul, Eremi Melo, assinalou a importância do debate sobre “outro mundo é possível na visão dos trabalhadores”. Ela informou que, segundo dados fornecidos pela Organização Mundial do Trabalho (OIT), 62 milhões ficaram desempregados desde o início da crise, em 2008, totalizando atualmente 202 milhões de pessoas sem emprego na atualidade, o equivalente a toda população do Brasil.

“A recuperação da economia mundial não está sendo traduzida em criação de empregos. Significa que o mundo está com mais dificuldade ainda, o que só reforça a visão dos trabalhadores de que outro mundo é possível”.
Segundo Eremi, é fundamental que haja unidade das centrais sindicais e dos trabalhadores diante desse quadro que considera grave, “a fim de que, de fato, o Brasil avance e haja conquistas reais, como a redução da jornada de trabalho, o que contribuirá muito para a criação de mais empregos”.

“É um momento importante para a classe trabalhadora se unir e participar ativamente da atividade que as seis centrais sindicais realizarão sexta-feira (24), às 14 horas, na Usina do Gasômetro, quando mostraremos que outro mundo é possível na nossa visão”, destacou Eremi.
CTB-RS organiza importantes atividades sobre saúde e comércio durante o FST

A CTB-RS organizará duas importantes atividades relacionadas ao mundo do trabalho. Na próxima quarta-feira (22), realizará o “1º Encontro Nacional da CTB”, com a presença da presidente do Fórum das Mulheres do Mercosul, Emília Fernandes; do Deputado Federal (PCdoB-RS), Assis Melo; do desembargador do RS, Luis Carlos Vargas; e do Secretário-Geral dos Trabalhadores no Comércio da América Latina, Hector Castelhano. Às 18h30min, uma atividade relacionada a área da saúde também está sendo promovida pela CTB-RS.

Já o “Encontro da CTB sobre Saúde do Trabalhador” tem o objetivo de aplicar e dividir conhecimentos na defesa e proteção da saúde e do trabalho em prol do desenvolvimento sustentável e soberano do Rio Grande do Sul e do Brasil, ambas atividades acontecem no Sindbancários, na Rua General Câmara, 424, no Centro de Porto Alegre.

Abaixo veja outras atividades que contam com o apoio da CTB-RS:

23 (9h) – Atividade sobre “A grande crise capitalista global”, na Usina do Gasômetro
Debate e lançamento do livro que aborda a crise capitalista ocorrida entre 2007 e 2013, com Sérgio Barroso, Fundação Maurício Grabóis; Marcelo Abdala, CTA Uruguai; Luis Dulce, Instituto Lula

23 (15h) – Marcha de Abertura do FST, concentração no Largo Glênio Peres
O acontecimento que marca início do Fórum será encerrado na Usina do Gasômetro com grande ato

24 (13h30min) – Atividade Unitária das Centrais Sindicais, na Usina do Gasômetro
Atividade realizada pela Espaço Trabalho Decente

24 (17h) – Debate “Caminhos e Lutas – Território Ocupado”, na Usina do Gasômetro
Mediação: Louze Aurélio
Participantes: Onir Araújo, Frente Nacional em Defesa dos Quilombolas; Igor Pereira, secretário da Juventude da CTB-RS; Raquel Matos, representante do Movimento Juntas; Malu Viana, Frente Nacional de Mulheres do Hip-Hop e UBM; Rodrigo Brizola, ativista do Bloco de Lutas; e Cacica Aquab, cacica geral do povo charrua do RS

25 (9h) – Mesa de Convergência: Cidades Justas e Sustentáveis, Salão de Atos da UFRGS
Com a presença de Aldo Arantes

25 (14h) – Assembleia dos Movimentos Sociais, na Usina do Gasômetro

Fonte: CTB-RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.