CTB-RS e trabalhadores de Caxias entregam reivindicações ao governador

Durante a sua visita a Caxias do Sul, o governador do Estado, Tarso Genro, recebeu um documento elaborado pelo Sindicato dos Metalúrgicos, com reivindicações da classe trabalhadora, tais como a consolidação do salário mínimo regional e a atribuição de ”poder de polícia“ ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, o Cerest-Serra.

Tarso Genro chegou ao Sindicato dos Metalúrgicos pontualmente às 16h. Com o auditório da entidade lotado, a plateia, contendo diversas lideranças, teve acesso à prestação de contas da Empresa Gaúcha de Rodovias EGR feita pelo seu presidente Luís Carlos Bertotto. O governador também participou de plenária dos movimentos sociais e assinou o decreto de criação dos Conselhos Comunitários.

Ao entregar o documento junto com o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS) e da Fecosul, Guiomar Vidor, o presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos, Leandro Velho, destacou a importância do encontro.

“Estamos felizes por receber o governador do estado aqui na casa, no ano em que comemoramos os 80 anos de lutas e conquistas do sindicato. Assim como podemos festejar essa grande vitória em relação aos pedágios e a extinção da praça entre Caxias do Sul e Farroupilha”, discursou.

Em seu pronunciamento, o governador mencionou a união de esforços entre os movimentos sindicais, sociais, empresários e comunidade para a criação da Empresa Gaúcha de Rodovias. “O ato de derrubar aquela praça de pedágio foi simbólico, pois o que conquistamos é a realização de um sonho quase uma utopia”, afirmou Tarso Genro, ao enfatizar que a EGR é pioneira, pois trata-se de uma empresa pública criada para administrar as estradas com pedágios e que estará subordinada à comunidade.

ÍNTEGRA DO DOCUMENTO ENTREGUE AO GOVERNADOR DO ESTADO

Exmo.Sr.

Tarso Genro

MD. Governador do Estado do Rio Grande do Sul

O atual momento vivenciado pelo Rio Grande, o Brasil e o mundo exige a mobilização e muita luta de todos aqueles comprometidos com as transformações progressistas da sociedade. A classe trabalhadora, neste contexto que é marcado pela crise econômica internacional do capitalismo e pelas manifestações populares que tomaram as ruas do país em junho e no dia 11 de julho, convocada de forma unitária pelas centrais sindicais – com as justas reivindicações por mais e melhores políticas públicas e direitos – reafirma sua perspectiva de lutas pelo desenvolvimento do Brasil e do Rio Grande, com valorização do trabalho e nenhum direito a menos.

Neste sentido, os trabalhadores entendem que a intensa luta política que se trava no Brasil hoje exige a construção de uma aliança ampla e mais profunda entre os partidos de esquerda e progressistas, comprometidos com os avanços do país, e os movimentos sociais e sindical. Para o Brasil seguir adiante, consideramos prioridade as reformas democráticas e estruturais, como a reforma política, que acabe com os financiamentos das empresas privadas nas eleições; a reforma tributária, com a taxação das grandes fortunas; a mudança na política macroeconômica, com a redução nas taxas de juros e no superávit primário e a democratização da mídia, entre outras.

O Rio Grande do Sul tem avançado no último período, mas precisa avançar ainda mais. Para isso, é fundamental a consolidação e institucionalização de uma política permanente de valorização do salário mínimo regional, como defendem as centrais sindicais no nosso Estado, a exemplo do que ocorreu no Brasil com relação ao salário mínimo nacional; a aplicação de 12% do PIB na saúde e a destinação de mais investimentos para a educação, tendo-se por objetivo garantir melhores salários para os educadores e mais e melhores escolas; o apoio do governo estadual para a instalação de uma extensão da UFRGS na serra, a recuperação da UERGS e o passe livre intermunicipal para estudantes; mais investimentos para o funcionamento do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador, CEREST-Serra, bem como atribuir-lhe poder de fiscalização a fim de que possa efetivamente garantir a segurança e higiene do ambiente de trabalho nas indústrias e empresas; mais investimentos em recursos humanos e materiais para as delegacias da mulher, com instalação de uma sala reservada para o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade em todas as DPPAs; a aplicação do estatuto da igualdade racial, bem como sua adoção nas escolas; e, o investimento efetivo na ampliação e recuperação das estradas estaduais da região.

Estas são algumas de nossas reivindicações que se apresentavam para o momento.

Respeitosamente,

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/RS)

Sindicatos de Trabalhadores de Caxias do Sul e Serra Gaúcha.

Caxias do Sul, 16 de agosto de 2013

Fonte: CTB-RS – Emanuel Mattos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.