CTB-RS debate Caravanas da Juventude em Sapiranga

O coletivo de juventude da CTB-RS participa, nesta terça-feira (24), de vários debates em escolas da educação básica no município de Sapiranga, Rio Grande do Sul. As atividades fazem parte da Caravana de Lutas da Juventude, organizada pela União da Juventude Socialista (UJS), CTB, Juventude Socialista Brasileira (JSB), e entidades estudantis secundaristas e universitárias com o objetivo de avançar na conquista de direitos para a juventude no marco da aprovação do Estatuto específico para essa parcela geracional há menos de dois meses.

No debate dessa manhã, realizado com 150 estudantes da Escola Genuíno Sampaio, participaram pela CTB o secretário estadual da juventude, Igor Pereira, e o secretário de formação do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom/RS, Tiago Souza. Também debateram Tiago Morbach, presidente do DCE da FEEVALE e dirigente da UJS e o sociólogo João Ives Doti. O debate foi mediado por Sarah Figueiró, presidente do grêmio da escola, e Ismael Boeira da União e de Estudantes de Sapiranga.

A importância de se organizar coletivamente

Igor Pereira e Tiago Souza falaram do papel da mídia hegemônica que incentiva o individualismo e a competição e da importância de se organizar coletivamente. “O Big Brother é um exemplo do que a mídia quer para a juventude: que a gente seja individualista e faça de tudo para competir com os outros em busca de um lugar ao sol”, afirma. Refletindo sobre o papel das internet, lembra que abriu a liberdade de expressão, mas alertou para o perigo do isolamento: “não podemos ficar no nosso mundinho postando só banalidades, precisamos atuar com os outros, por isso a importância da gente participar de ações coletivas, como o grêmio estudantil, o sindicato”, lembrou. Tiago Souza complementou explicando o que era a CTB, e a importância dos sindicatos para os trabalhadores. “Principalmente para nós jovens, que muitas vezes trabalhamos e estudamos, organizados em sindicatos seremos mais fortes para defender nossos direitos”, afirmou.

O sociólogo João Ives Doti apresentou um trecho do filme “The Wall”, do Pink Floyd, para lembrar a manipulação dos meios de comunicação na sociedade. “Nas jornadas de junho, teve pautas ‘plantadas’ pela mídia que as pessoas defendiam sem saber o que era direito. Vocês sabem o que é PEC 37? Pois é, a maioria das pessoas que defendeu essa bandeira não tinha a menor ideia do que era”, argumentou. “Por isso é preciso democratizar a mídia, quebrar o monopólio da comunicação para dar mais voz às radios e tevês comunitárias, dar espaço a outras ideias. Hoje só seis famílias têm liberdade de expressão, o Brasil é maior do que isso”, afirmou. E concluiu: “Somente com democratização da mídia que a gente vai conseguir avançar em outras pautas, como reforma política, passe livre e reforma urbana, dentre outras”.

É preciso lutar pelo Brasil dos nossos sonhos

Por fim, o presidente do DCE da FEEVALE Tiago Morbach lembrou que tudo o que foi conquistado pelos estudantes foi fruto de luta, nada foi dado de graça. “Quando o PROUNI foi aprovado, vocês deviam ter uns 05 ou 06 anos, teve muita gente contra, inclusive eu já fui xingado na rua por um senhora de classe média alta que era contra porque saía do dinheiro do imposto que ela pagava, mas se não fosse os estudantes e a juventude organizada reivindicando mais vagas nas universidades, não seria aprovado. Para a gente avançar mais, não vai ter outro jeito senão continuar fazendo muita luta, organizar grêmios, DCEs, colocar juventude na rua pelo Brasil dos nossos sonhos”, afirmou. Os debates desta tarde, ocorrerão no Instituto Estadual de Sapiranga. 

Por Igor Pereira, secretário da juventude trabalhadora do RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.