CTB-RS celebra 5 anos e inicia debate das teses para o 3º Congresso Nacional

Com a presença de centenas de trabalhadores e trabalhadoras, autoridades e representantes das centrais sindicais, a CTB-RS realizou na última quarta-feira (10), no auditório da Pompeia, em Porto Alegre, a solenidade de celebração dos 5 anos da fundação da Central no Estado.

Estiveram presentes a secretária de Estado do Turismo do Rio Grande do Sul, Abgail Pereira; o presidente estadual do PCdoB, deputado estadual Raul Carrion; o deputado federal e vice-presidente da CTB Nacional, Vicente Selistre (PSB), a secretária de Política para as Mulheres do PSB, Anabel Lorenzi. Também prestigiaram o evento dirigentes de centrais sindicais, entre eles o vice-presidente nacional da CTB, Nivaldo Santana, o presidente da CUT, Claudir Nespolo, o presidente da UGT, Paulo Barck e Eder Pereira, da CGTB.  

Ao manifestar a sua satisfação de estar no encontro para compartilhar da comemoração, o vice-presidente nacional da CTB, Nilvaldo Santana afirmou: “Nesses 5 anos de existência, a CTB deu uma grande contribuição para o movimento sindical brasileiro defendendo a unidade das centrais sindicais, o desenvolvimento com valorização do trabalho e se colocando sempre na trincheira em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras. A CTB cresceu bastante nacionalmente, mas reafirmo uma vez mais que a CTB do Rio Grande do Sul tem sido um modelo e um exemplo, sempre presente na luta pelas grandes questões de interesse do Estado e dos trabalhadores e trabalhadoras do país”, destacou.

ctbrs aniversario2

Inicialmente, o presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, destacou que no 3º Congresso da CTB-RS, dias 23 e 24 de maio, no auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG), serão debatidas as teses para o 3º Congresso nacional da CTB, que será realizado em São Paulo entre 22 e 24 de agosto. Para acessar o texto base do Congresso, clique no link a seguir: http://ctbrs.org.br/campanhas/teses_do_3deg_congresso_da_ctb

“É necessário que a CTB-RS faça esse debate para que a gente compreenda e se aproprie com maior clareza da realidade política que nós estamos vivendo nesse momento, a nível internacional, do Brasil e aqui do estado do Rio Grande do Sul, a fim de que a nossa luta seja mais certeira e consiga resultados concretos para a classe trabalhadora”, justificou o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadora do Rio Grande do Sul (CTB-RS), Guiomar Vidor.  “É importante conhecer bem essa realidade para conseguir dar passos firmes adiante”.

ctbrs aniversario3

O presidente da CTB-RS ressaltou a importância da presença de todos no 3º Congresso Estadual. “Nós vamos debater questões importantes como a nossa luta pela valorização do Salário Mínimo Regional, além de nosso entendimento cada vez maior das áreas da saúde, da educação e da segurança, da infraestrutura. Todas essas áreas também fazem parte da luta da nossa Central democrática e plural.”

Outro evento destacado por Guiomar Vidor foi o 3º Encontro Estadual da Juventude Trabalhadora do Rio Grande do Sul, (20), no auditório da FETAG, em Porto Alegre. “Convidamos todos os sindicatos para que enviem seus jovens ao nosso Congresso. É um momento importante porque hoje a grande maioria dos trabalhadores e trabalhadoras é composta por jovens, que precisam se integrar cada vez mais à nossa luta sindical. A CTB-RS está sintonizada com essa nova realidade e por isso esse encontro é de grande importância para todos nós.”

Fonte: CTB-RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.