CTB realiza encontros regionais no Sertão e Alto Sertão da Paraíba

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba realizou na sexta-feira (21) e no sábado (22) os encontros regionais de Catolé do Rocha, Pombal, Sousa e Cajazeiras. No evento, foi feita uma avaliação do quadro político atual, a legalização dos sindicatos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, o cumprimento do Piso Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate as Endemias, dos profissionais do magistério público municipal, como também a luta pela implantação do Piso Nacional da Enfermagem.

A implantação da insalubridade para todos os servidores públicos municipais que trabalham em locais insalubres, o pagamento do Previne Brasil, também foram pontos discutidos nos encontros.

O vice-presidente estadual da CTB-PB e membro da direção nacional, Zé Gonçalves, coordenou todas as reuniões, onde os presentes colocaram as demandas locais e as dificuldades encontradas no dia a dia.

O assédio moral, a perseguição política por parte dos gestores, o não desconto das mensalidades em favor das entidades, mesmo tendo sido autorizados pelos trabalhadores, o não cumprimento do Piso Nacional do Magistério, as péssimas condições de trabalho, foram relatados. Além disso, categorias como os coveiros, operários, auxiliares de serviços, merendeira e servidores da saúde não recebem a insalubridade e nem periculosidade.

Denúncias de alguns gestores que ainda não concederam os 14,95% do reajuste aos professores e demais profissionais do magistério público, apesar de estarem recebendo o Fundeb com aumento desde o mês de janeiro do corrente, também foi constatado.

Zé Gonçalves, se comprometeu em fazer a luta pela implantação já do piso em cada município “Inicialmente, vamos junto ao sindicato local, conversar com a gestão e em caso de se negar a implantar, vamos fazer paralisação, mobilizar os pais de alunos, como também acionar a justiça para garantir esse direito, até porque todos os municípios já recebem desde o mês de janeiro de 2023, com o aumento do custo aluno ano”, disse.

Em relação à legalização dos sindicatos junto ao MTE, a Central vai orientar como deve proceder, assegurando assim a carta sindical. No tocante à insalubridade a orientação é a entidade contratar um perito (médico ou engenheiro do trabalho) para fazer o laudo, em seguida o requerimento por parte dos servidores e pressionar em cada município os vereadores e prefeitos para assegurar o direito.

Outro ponto discutido foi a formação sindical e a CTB-PB pretende realizar dois cursos nas regionais de Pombal e Princesa Isabel, contemplando as entidades e seus dirigentes nas regiões. Sobre finanças, foi colocada a necessidade da contribuição mensal dos sindicatos filiados à CTB Nacional. Informações do portal Agora Patos.