CTB quer cumprimento da lei que estabelece piso nacional do professor

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) está apoiando irrestritamente os professores de diversos estados do país, mobilizados para exigir a aplicação da lei que estabelece o Piso Salarial Nacional do Magistério. A entidade quer o cumprimento da lei que estabelece esse piso.

De acordo com o presidente da central em Mato Grosso do Sul, Ricardo Martinez Froes, presidente do Sintrae/MS (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no MS – setor privado, mesmo com a medida estabelecida em lei desde 2008, diversos Estados se negam a cumprir o novo piso salarial para os professores, cujo valor foi estabelecido pelo Ministério da Educação neste ano em R$ 1.451 – pouco mais do que dois salário mínimos. “Dessa maneira, só resta aos profissionais da educação o caminho da mobilização, em nome do cumprimento de um direito que já lhes foi concedido”, comentou.

O presidente nacional da central, Wagner Gomes disse que “a CTB apoia esse movimento desde o princípio, pois entende que a valorização do trabalho dos professores é condição essencial para que o Brasil alcance um novo patamar de desenvolvimento. Se o diálogo se esgota, a alternativa da greve é mais do que legítima: é necessária para que toda a sociedade tome conhecimento da luta travada pelos docentes”.

A educação pública no Brasil, segundo Wagner, está longe de se encontrar em níveis aceitáveis. Apesar de recentes avanços (como a própria promulgação da Lei do Piso), mais investimentos são necessários, tanto no nível federal quanto estadual e municipal. A valorização dos professores deve ser a base de uma nova etapa para o setor.

“Na condição de uma entidade classista e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa, a CTB se coloca ao lado dos professores de todo o país, na certeza de que sua reivindicação é fundamental para o desenvolvimento de toda a sociedade”, afirmou o Wagner Gomes.

Fonte: Jornal Agora MS