CTB promove manifestação contra os “fantasmas” em Curitiba

Sob garoa e frio intenso,  manifestantes ocuparam na manhã desta quarta-feira (19), a Praça Tiradentes, no centro histórico de Curitiba.

Promovida pela CTB e CUT, a passeata pediu o afastamento dos envolvidos no escândalo de pagamento a funcionários “fantasmas” na Assembléia Legislativa do Paraná.

A passeata também pede a aprovação, pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados, da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário.

“É um absurdo eles dizerem que não tem dinheiro para investir no Estado e aprontarem uma ‘cachorrada’ dessas”, afirmaram um dos manifestantes. Grupos estudantis também faziam parte do movimento.

Desvio do dinheiro público

Investigações do Ministério Público paranaense e do Gaeco (Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado) apontaram uma série de irregularidades na Assembleia Legislativa do Estado. Estima-se que o suposto esquema de corrupção montado teria desviado pelo menos R$ 100 milhões dos cofres públicos.

Treze pessoas foram acusadas de desviar cerca de R$ 13,2 milhões, entre elas o ex-funcionário comissionado Daor Afonso Marins de Oliveira e nove parentes dele. Todos recebiam salário, mas nunca cumpriram expediente no Legislativo. Oliveira está foragido da Justiça.

Com informações das agências