CTB promove debate sobre perspectivas da economia baiana

A CTB Bahia promove um café da manhã nesta sexta-feira (11), para discutir as perspectivas da economia baiana para 2014. O evento acontece a partir das 7h30, no Hotel Villa Velha, no Corredor da Vitória, e terá como palestrante o economista e secretário estadual do Planejamento, José Sérgio Gabrielli.

“O nosso intuito é preparar os trabalhadores para os desafios a serem enfrentados no próximo ano, em um cenário que aponta o agravamento da crise econômica mundial. Queremos começar a entender agora quais são as perspectivas em relação à geração de emprego e aos investimentos que serão feitos no estado”, ressaltou Aurino Pedreira, presidente da CTB Bahia.

No encontro, serão analisados dados importantes, como a Pesquisa Industrial Mensal, realizada pelo IBGE, que apontou o crescimento de 6,6% na produção industrial baiana nos últimos12 meses. No período de janeiro a agosto de 2013, o indicador acumulou 5,9%. Seis dos oito segmentos da indústria de transformação influenciaram o resultado no período, com destaque para refino de petróleo e produção de álcool (14,7%), metalurgia (34,4%), veículos (33,5%), celulose e papel (3,8%), produtos químicos (1,2%) e borracha e plástico (8,9%). Negativamente, figuraram os segmentos de alimentos e bebidas (-6,6%) e minerais não metálicos (-3,1%).

No mesmo período, o estado gerou 39.221 postos de trabalho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério do Trabalho.  De janeiro a agosto, a Região Metropolitana de Salvador registrou saldo de 10.536 empregos formais (27% do total) e o interior 28.685 (73%), o que demonstra a descentralização do mercado de trabalho no estado.

Fonte: CTB-BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.