Terceirização: CTB-PB realiza manifestação contra o PL 4330/04 em João Pessoa

A CTB Paraíba em conjunto com a CUT, UGT, NCST e sindicatos, realizaram uma manifestação em João Pessoa, na Praça 1817, em frente ao Banco do Brasil, na última terça-feira (06) para protestarem contra o Projeto de Lei 4.330/2004, que versa sobre a terceirização. O ato fez parte de uma manifestação nacional das centrais que deseja discutir alterações do PL da terceirização.

O PL 4330, que está em tramitação no Congresso Nacional, possibilita que as empresas terceirizem a mão de obra das atividades consideradas como fim, ou seja, as que constituem o objetivo para o qual a empresa foi criada. Porém, o enunciado 331, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), proíbe essa prática.

Em seguida foi realizada uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa da Paraíba, por iniciativa do Deputado Estadual Anísio Maia, que contou com a participação de diversas categorias de trabalhadores, a exemplo de trabalhadores no comércio, industria, telemarketing, servidores públicos, trabalhadores avulsos do Porto de Cabedelo, dentre outros.

tercerizacao ctbpb

tercerizacao ctbpb2

Para o presidente da CTB-PB, José Gonçalves, o ato serviu para demonstrar a insatisfação da classe trabalhadora contra o PL 4330 e servirá também para denunciar todos os deputados da Paraíba que votarem favorável ao mesmo e contra os interesses dos trabalhadores, onde serão colocados outdoors.

No final da sessão especial foi aprovado um ato de desagravo contra o deputado Sandro Mabel que insiste em retirar direitos dos trabalhadores brasileiros. “Ficou definido ainda que as centrais no estado irão mobilizar uma representação dos trabalhadores para acompanhar os trabalhados em Brasília, tentando retirar o projeto da pauta de votação”, destca José Gonçalves.

No dia 16 de agosto está marcada mais uma reunião das centrais sindicais em João Pessoa, para discutir a mobilização nacional do dia 30 de agosto na Paraíba.

Fonte: CTB-PB