CTB-PB faz 1º de Maio de luta em Campina Grande

Esta quinta-feira (1º de Maio) será marcada pela presença de trabalhadores e trabalhadoras nas ruas de Campina Grande (PB). Os dirigentes da CTB e do Sindicato dos Empregados do Comércio de Campina Grande e Região estarão circulando nas lojas do centro da cidade e nos shoppings para fiscalizar o eventual funcionamento de algumas empresas.

O objetivo dessa vigília é assegurar o acordo coletivo 2013/2014, no que diz respeito à garantia do não funcionamento do comércio de Campina Grande no 1º de Maio. O Sindicato dos Comerciários encaminhou ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) solicitação de fiscalização nas empresas, que porventura insistam em abrir suas portas nesta importante data para os trabalhadores e trabalhadoras.

No Dia do Trabalhador poderão funcionar somente as farmácias de plantão tanto do centro e quanto as localizadas na periferia. Os trabalhadores escalados para o serviço terão direito a um abono de R$ 27,50 (Empresas com até dez empregados) e R$ 33,00 (Empresas acima de dez empregados). Mais a folga a ser tirada até 21 dias, após o dia trabalhado.

Segundo o secretário geral da CTB-PB e presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio, José do Nascimento Coelho, o 1º de Maio é um dia de protesto, crítica, reivindicação e destaque da agenda da classe trabalhadora, por isto, em Campina Grande, “nós, representantes dos trabalhadores, vamos estar inseridos nesta luta unificada”, afirmou o sindicalista.

Coelho lembra ser importante reconhecer os avanços conseguidos para os trabalhadores ao longo das últimas décadas. Destaca a importância de se realizar um 1º de Maio unificado para reivindicar melhorias salariais e dos ambientes e processos de trabalho, “pois a categoria não quer perder direitos, por isto, repudiamos os projetos neoliberais que são nocivos aos trabalhadores e trabalhadoras”, finaliza.

Fonte: Sindicato dos Empregados do Comércio de Campina Grande e Região e CTB-PB