CTB participa de manifestação dos trabalhadores da Ford em Camaçari (BA)

O Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, a Federação dos Trabalhadores da Indústria metalúrgica – Fetim e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil promoveram uma grande manifestação, nesta terça-feira (22), no início da manhã, no município de Camaçari, distante 41 km da capital baiana. A movimentação ocorreu na entrada do Complexo Automotivo Ford, onde os trabalhadores saíram em passeata ocupando as ruas do Pólo Industrial de Camaçari e se reuniram com outro grupo de funcionários que saiu do Hospital Geral do município.

Eles seguiram com destino a Via Parafuso (BA-535), sentido Viaduto do Trabalhador, caminhando até o pátio da Prefeitura de Camaçari onde foi realizada uma assembléia e um ato político com a participação de diversas lideranças que levaram mensagens de solidariedade aos trabalhadores da Ford.

Os trabalhadores realizaram a passeata em repúdio as demissões adotadas pela empresa. “O trabalhador na Ford vem sofrendo com a elevada jornada de trabalho, assédio moral e discriminação. Aqui, a empresa não quer pagar o bônus de R$ 2.500,00 e a PLR (Participação nos Lucros e Resultados), de R$ 11.500,00, já pagos em São Paulo. É um absurdo, puro preconceito e discriminação, não conceder aos trabalhadores que executam o mesmo tipo de serviço, na unidade da empresa aqui na Bahia”, enfatiza o presidente da CTB-BA, Adilson Araújo.

A manifestação tem também o objetivo de vetar a proposta de aumento da carga horária dos funcionários. “Não podemos aceitar essas distinções na jornada de trabalho e o tratamento diferenciado com o trabalhador baiano. Vamos continuar nossa luta junto a categoria por entender que estamos defendendo melhores salários, condições de trabalho, saúde e segurança”, afirma Adilson.

Daniela Sansão – CTB-BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.