CTB participa de Encontro Regional dos Agentes Comunitários de Saúde

A CTB participou no último dia 29 do Encontro Regional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias, promovido pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias de Patos e Região (SINDACSE). O evento, realizado no Ginásio de Esportes, o Rivaldão,  localizado em Patos, contou com a presença de agentes dos 27 municípios que compõe a base territorial da entidade.

O principal objetivo do encontro foi o de discutir temas relacionados à categoria e exigir dos gestores municipais a implantação do piso nacional, do pagamento da insalubridade, licença-maternidade de seis meses e por um plano de cargos e salários, que contemple todas as reivindicações da categoria.

Ao lados dos trabalhadores

Presente no evento, Ruth Brilhante de Souza, presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS), deu apoio total à luta dos ACS/ACE na região.

Para o presidente do SINDACSE, João Bosco Eleutério de Assis, o encontro cumpriu o seu objetivo, reunindo mais de 500 associados e demonstrando que a categoria está organizada e mobilizada para lutar pelos seus direitos, especialmente por um plano de cargos e salários que atenda as reivindicações de todos os agentes de saúde e de endemias na região.

O Prefeito de Patos, Nabor Wanderley da Nóbrega Filho, destacou que desde o primeiro dia de governo tem mantido o compromisso com as reivindicações dos agentes, especialmente no que se refere à carga horária, pois todos trabalham apenas 6 horas, bem como em relação ao salário de R$ 651,00 mais uma gratificação de 40% sendo um dos maiores salários do Estado. “Estou aqui com a consciência tranqüila por ter sempre atendido as reivindicações dos agentes comunitários de saúde e de endemias, nas suas mais variadas exigências”, frisou Nabor.

Durante sua fala José Gonçalves, presidente da CTB/PB, reforçou o apoio e disposição da Central à luta da categoria. “A CTB em conjunto com a Federação Sindical dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias no Estado da Paraíba (FESACSE) e sindicatos filiados tem demonstrado na prática a sua luta em defesa das reivindicações imediatas e futuras dos ACS/ACE, especialmente pela implantação do piso nacional da categoria e o pagamento da insalubridade”.

Na ocasião também foi discutida a participação dos ACS/ACE no Congresso Nacional da CONACS, previsto para acontecer entre os dias 15 a 18 de abril de 2010, em Águas Lindas – Goiás.