CTB participa de ato no Dia contra o capitalismo em Teresina

A CTB participou nesta terça-feira (05) de uma manifestação na praça da Liberdade, em Teresina, em alusão ao Dia Mundial contra o Capitalismo e em defesa da justiça ambiental e social.

A organização do ato contou com uma parceria entre CTB, diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Piauí – DCE/UFPI, Federação das Associações de Moradores do Estado do Piauí – Famepi, União Brasileira de Estudantes Secundaristas – UBES e União Nacional dos Estudantes – UNE, União Brasileira de Mulheres – UBM e União da Juventude Socialista – UJS.

Ativistas de todo o mundo se mobilizam nesta terça-feira contra a crise capitalista e em favor de saídas concretas para a crise ambiental. As manifestações são realizadas no marco da ‘Mobilização Global contra o Capitalismo e a Mercantilização da Vida e em defesa dos bens comuns, da justiça social e ambiental’, convocada pela Assembleia de Movimentos Sociais durante o Fórum Social Temático, realizado em janeiro.

As manifestações pretendem reforçar o posicionamento dos movimentos sociais e suas propostas, que serão debatidas durante a Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental, a ser realizada nos próximos 15 a 23 no Rio de Janeiro (Brasil), onde também acontecerá a aguardada Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Para Elton arruda, presidente da CTB-PI, “a descolonização dos povos oprimidos e o enfrentamento ao imperialismo” são os principais desafios dos movimentos sociais de todo o mundo. E os atos de hoje reforçam esta data como um marco histórico que sempre será lembrada pelos indignados de todo o país.

Na opinião de Rogério Carvalho Nunes, secretário de Políticas Sociais da CTB Nacional, é preciso reafirmar as bandeiras que defendidas pelos movimentos sociais e sindical, que incluem a luta em favor da justiça climática, pela soberania alimentar, pelo fim da violência contra a mulher, contra as ocupações e a militarização dos territórios. “É necessário intensificarmos essa luta. Daí a relevância de unificarmos forças em defesa do bem comum”, ressaltou o dirigente cetebista.

Participaram ainda da atividade, representantes do Sindicato dos Artista do Piauí, Sindicato dos Sociólogos do Piauí, Sinpro, Trabalhadores Rurais, e jovens de diversas cidades do Piauí que se concentram para embaracarem rumo ao Rio de Janeiro onde participarão do 16º Encontro da União da Juventude Socialista.

Portal CTB com informações do Vermelho

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.