CTB-PA realiza curso de formação em gestão sindical

A CTB-PA em parceria com o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) realizou entre a sexta-feira (23) e o domingo (25) em Belém, mais um curso de gestão sindical, para mais de 40 lideranças e dirigentes sindicais nas categorias de servidores públicos municipais e estaduais, vigilantes municipais e da iniciativa privada de empresas e de escolta armada e transportes de valores, agentes penitenciários, portuários, marítimos, guardas portuários, professores das redes municipal e estadual de ensino público, bancários, urbanitários, trabalhadores rurais, agentes de trânsitos municipal e estadual, domésticas, trabalhadores em saúde, construção civil e mobiliários além de eletricitários, sendo sindicalistas do campo e da cidade dos mais diversos municípios do interior do estado e da capital paraense.

Para Márcia Pinheiro, secretária de Formação da CTB-PA, “o curso é de fundamental importância na formação e preparo das lideranças sindicais”, ao tratar de temas como o direito sindical e trabalhista, comunicação sindical, organização por local de trabalho e negociação coletiva, com foco no serviço público contando com “professores qualificados indicados pelo CES”.

ctb-pa-gestao-sindical

O curso “foi fundamental para aprimorar a ação sindical na defasa dos direitos dos vigilantes, rumo à luta por conquista do direito do risco de morte da categoria”, disse o presidente do Sindicato dos Vigilantes Municipais de Barcarena (SINDAVIBA), Wenilton Cavalcante.

Já a candidata a vice-presidenta da chapa 2 Trabalho e Transparência no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belém (SISBEL), Eliana Senna, disse considerar “relevante o conhecimento recebido neste curso da CTB, rumo a construção de uma gestão sindical, no SISBEL, de forma qualificada e diferenciada da atual diretoria”, acrescentando ainda que “vamos enraizar o sindicato nos locais de trabalhos dos servidores, aproximar a entidade de sua categoria, vamos vencer as eleições sindicais no dia 4 de junho e implantar uma gestão democrática e representativa dos servidores municipais de Belém, com o apoio da CTB-PA”.

Para o secretário geral da CTB-PA, Cleber Rezende, quando a Central realiza o curso de gestão sindical para “mais de 40 dirigentes sindicais, das mais variadas categorias, reflete o crescimento da Central e sua influência no Pará”.

Fonte: CTB-PA