CTB na luta pela mobilidade urbana em Juiz de Fora

Depois da reunião com integrantes do movimento “Junta Brasil” e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na sexta-feira, o prefeito Bruno Siqueira e secretários da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) voltaram a tratar sobre o transporte coletivo urbano de Juiz de Fora neste sábado (27), em encontro com sete representantes de movimentos sindical, popular e da juventude.

A Prefeitura se comprometeu a manter o valor das passagens (se não houver mudanças no cenário econômico), ouvir a proposta de municipalização das entidades e avaliar a viabilidade.

O encontro foi realizado por cerca de duas horas, a portas fechadas. Participaram da reunião representantes da CTB, CUT, Levante Popular da Juventude, Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (Anel), movimento “Junta Brasil” e Associação dos Moradores Impactados pela BR-440 (Amic).

As organizações voltaram a cobrar a imediata redução da tarifa e a municipalização do serviço público.

A reivindicação do passe livre estudantil não foi abordada, porque aguarda-se o trâmite, na Câmara Municipal, do projeto de lei apresentado no início do mês pelo vereador Roberto Cupolillo, Betão. Outra reivindicação do grupo foi a realização de uma Conferência Municipal de Transportes, pedido que deve ser atendido pela Administração Municipal, segundo a assessoria da Prefeitura.

Também por meio da assessoria, a PJF confirmou a disposição de ouvir o detalhamento da proposta de municipalização das entidades, para avaliar a sua viabilidade ou não. Reafirmou a intenção de manter o valor das passagens nos atuais R$ 2,05 caso não exista alteração do cenário econômico. A licitação do sistema, mais uma vez, foi tratada como prioridade. Ficou acordada nova reunião com os representantes para tratar do assunto.

Entre os secretários da PJF presentes estavam o titular da Settra, Rodrigo Tortoriello, o secretário de Comunicação Social, Michael Guedes, e o secretário adjunto de Governo, Paulo Gutierrez.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.