CTB Minas repudia agressão a presidente da Unegro BH em ato contra Bolsonaro

A CTB Minas emitiu nota de repúdio, junto com outras centrais, entidades, mandatos e partidos, à agressão sofrida por Gabriel de Brito Moreira conhecido como Gabriel Philadelfio –, presidente da Unegro Belo Horizonte, e por Alexandre Braga, presidente da Unegro Minas Gerais, nesta quinta-feira (18).

A agressão partiu de um homem ainda não reconhecido, na Estação Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele tentou impedir a distribuição de panfletos sobre o ato do dia 20 de novembro contra Bolsonaro. Aos gritos de “Bolsonaro 2022”, retirou o material das mãos de Alexandre e em seguida agrediu fisicamente Gabriel, que filmava a ação.

Na nota, o grupo lamenta o ocorrido e considera que a violência política está mais comum no Brasil: “o discurso de ódio tem sido inflamado pelo presidente, que costumeiramente atenta contra a democracia (…). Não vamos tolerar e não vamos nos calar”.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO

Lamentamos profundamente e repudiamos a violência sofrida por Gabriel de Brito Moreira, presidente da Unegro Belo Horizonte, e por Alexandre Braga, presidente da Unegro Minas Gerais, na última quinta-feira, 18 de novembro, na Estação Lagoinha, em Belo Horizonte.

Em ato pacífico de panfletagem organizado pelos movimentos negro e sindical, entidades sociais e partidos políticos em preparação à manifestação do dia 20 de novembro, o #20NForaBolsonaroRacista, os dirigentes foram agredidos verbal e fisicamente por um apoiador do presidente. O homem tentou impedir a panfletagem, retirando com violência os panfletos das mãos de Alexandre enquanto gritava “Bolsonaro 2022”. Em seguida, agrediu com socos e pontapés Gabriel, que filmava o ocorrido. Além dos danos físicos e morais, Gabriel também teve seu celular quebrado pelo agressor, que fugiu em seguida.

O caso é mais uma demonstração de intolerância e violência que, infelizmente, presenciamos com cada vez mais frequência no Brasil. O discurso de ódio tem sido inflamado pelo presidente, que costumeiramente atenta contra a democracia e tenta silenciar e desqualificar aqueles que são contrários ao seu projeto fascista. Não vamos tolerar e não vamos nos calar.

Nossa solidariedade e apoio a Gabriel e Alexandre e a todos que lutam diariamente, com coragem, contra o governo de morte de Bolsonaro.

Belo Horizonte, 19 de novembro de 2021.

CTB MG – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

Quilombo Raça e Classe

CSP-Conlutas MG

Seção Sindical dos Docentes do CEFET-MG – SINDCEFET-MG