Secretária Adjunta de Mulheres da CTB-MG é eleita para a coordenação da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher


Tetê Avelar (Arquivo pessoal)

Por Anderson Pereira

A Secretária Adjunta de Mulheres da CTB-MG, Tetê Avelar, assumiu nessa quarta-feira (07), em Belo Horizonte, a coordenação da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher de Minas Gerais. A rede tem, entre os seus objetivos, desenvolver estratégias de prevenção à violência contra as mulheres.

Tetê Avelar explica que um dos objetivos como coordenadora é “ampliar essa rede para o maior número possível de municípios do interior e, ao mesmo tempo, dialogar com todos os setores da sociedade civil organizada”.

A nova coordenadora da rede ressalta que a violência contra as mulheres aumentou nesses tempos de pandemia e de desemprego recorde no país “e que é necessário humanizar cada vez mais os atendimentos às mulheres”.

Essa é a terceira vez que Tetê Avelar ocupa a coordenação da rede. Ela já havia sido coordenadora nos anos de 2012-2013 e 2015-2016.

Além dela, participam da atual gestão: Nilma Coelho – Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos e Maria Cecília Oliveira – Defensoria Especializada na Defesa dos Direitos da Mulher em Situação de Violência (Nudem).

A rede é composta por entidades da administração púbica direta e indireta, dos três Poderes e de todas as esferas federativas e instituições autônomas, tais como o Ministério Público e a Defensoria Pública, com atuação no Estado Minas Gerais, na área de enfrentamento à violência contra a mulher.

Também participam organizações da sociedade civil, movimentos de mulheres e movimentos feministas, desde que seus objetivos não conflitem com os fins da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher/MG; e representantes de núcleos e grupos de estudos da comunidade acadêmica.

O telefone da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher de Minas Gerais é (31) 99192-5142.

E-mail: [email protected]

Página no Facebook: https://www.facebook.com/RevimMG


Maria Cecília Oliveira – Nudem – Defensoria Especializada na Defesa dos Direitos da Mulher em Situação de Violência (Arquivo pessoal)


Nilma Coelho – Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos (Arquivo pessoal)