CTB-MG realiza Congresso vitorioso com a participação de trabalhadores (as) de todo o Estado

Por Anderson Pereira

Uma demonstração de força e unidade. Assim foi o 5º Congresso Estadual da CTB-MG, realizado na última semana, entre sexta e sábado, de forma virtual, que reuniu centenas de trabalhadores (as) de todo o Estado.

Clique aqui e assista a abertura.

Foram 240 delegados inscritos – professores, auxiliares de administração escolar, servidores públicos estaduais, municipais e federais; comerciários, metalúrgicos e trabalhadores rurais.

Clique aqui e assista como foi o segundo dia.

Na ocasião, a atual diretoria foi reconduzida para dirigir a Central nos próximos quatro anos, tendo à frente a combativa presidenta Valéria Morato. O encontro também aprovou um novo plano de lutas e a união da CTB-MG com a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB).

Outro assunto discutido durante o encontro foi a atual conjuntura política. Nos últimos anos, os (as) trabalhadores (as) e os seus respectivos sindicatos vivem sob um intenso ataque dos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro.

A aprovação das “reformas” Trabalhista e da Previdência foram um duro golpe contra a classe trabalhadora. A primeira ataca o direito do trabalho e a segunda dificulta a aposentadoria dos (as) trabalhadores (as).

Apesar das dificuldades impostas também pela pandemia, a CTB-MG conseguiu, ao longo desse período, manter o diálogo com a sua base e os trabalhadores em geral.

A Central realizou várias lives de formação, orientou os seus sindicatos a inovar nas novas tecnologias e ofereceu apoio jurídico.

O Congresso da CTB-MG foi um preparativo para o Congresso Nacional da CTB, que será realizado no segundo semestre deste ano.

Clique aqui e assista um balanço do 5º Encontro da CTB Minas.