CTB-MG propõe campanha por ajuda humanitária ao Brasil e sugere retomar parceria com médicos cubanos

Por Anderson Pereira

Integrantes da Frente Brasil Popular-MG, entre eles a CTB-MG, reuniram-se nessa quinta-feira (01), em Belo Horizonte, para discutir novas ações de combate à pandemia. Dentre os vários encaminhamentos aprovados, está o retorno dos médicos cubanos ao Brasil. Os profissionais foram expulsos pelo governo Bolsonaro após um trabalho excepcional no país durante o programa “Mais Médicos”.

A presidenta da CTB-MG e do Sinpro-MG, Valéria Morato, participou do encontro que reuniu representantes de movimentos sociais, trabalhadores e trabalhadoras da saúde.

“Nós não temos mais profissionais e precisamos da ajuda humanitária de outros países. Esse é um movimento que estamos fazendo junto às centrais sindicais e as embaixadas dos países que podem nos ajudar nesse momento de caos sanitário”, disse a dirigente sindical.

Os médicos/as brasileiros e os demais trabalhadores/as da saúde estão exaustos devido ao agravamento da pandemia. O sentimento de frustração é cada vez maior entre os profissionais. Enquanto isso, a vacinação segue em ritmo lento.

Outro encaminhamento aprovado foi o bloqueio total (lockdown) de BH e região metropolitana com ajuda emergencial. Os participantes da plenária lembram que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), poderia utilizar o dinheiro da indenização do crime da Vale em Brumadinho (R$ 35 bilhões) para subsidiar o auxílio.

Nesta sexta-feira (2), Minas Gerais registrou novo recorde de mortes por coronavírus. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foram 486 óbitos em 24 horas. Até o momento, morreram 25.214 pessoas vítimas da doença.

Belo Horizonte também registrou recorde de mortes nesta semana. Na quinta-feira, 90 vidas foram perdidas. O número total de mortes na capital por coronavírus é de 3.314 pessoas.

Esse aumento no número de mortes é um reflexo do que acontece em todo o país. Na quinta-feira, o Brasil superou a triste marca de 3 mil óbitos nas últimas 24h, totalizando 325.559 mortos.

Leia abaixo todos os encaminhamentos feitos durante a plenária

1) LockDown com Ajuda Emergencial – Kalil, fazer lockdown metropolitano e instituir um auxilio municipal; e que o governador Zema, use os R$ 35 Bilhões da Vale, para complementar o Auxílio Emergencial para os mineiros!

2) Que todas as entidades participe das Campanhas de Solidariedade, sendo um ponto de arrecadação e distribuição de cestas básicas, máscaras,….

3) Vacina para todos e todas já

4) Cobrar do governador Zema, investimento na FUNED para produção de vacinas

5) Apoio aos profissionais de saúde – Valorização, acolhimento, proteção e promoção da saúde das/os trabalhadores/as

6) Abrir Hospitais de campanhas nas regionais de Minas

7) Pedir apoio aos médicos e médicas cubanas – Brigada de Solidariedade Henrry Hevee

8) Participação popular no Comitê de Enfrentamento – Através de Representação dos conselhos estadual e municipais de saúde

9) Campanha Popular de conscientização junto a população

10) Transparência por parte da PBH: Informação correta da fila de espera para leitos de CTI

11) PBH elaborar um Plano de Catástrofe para atuação do SUS-BH

12) Garantir que tenha no mínimo 2 técnico de radiologia nas UPAs de BH

13) Fazer contatos com parlamentares para que ajudem a cobrar dos governos executivos estas ações

14) Que os conselhos de saúde e os movimentos sociais tracem uma estratégia e logística para dar suporte às pessoas a suportarem o lockdown

15) Denunciar as situação das UPAs em BH e cobrar ações do governo Kalil!