CTB-MG inicia série de matérias sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)

O governo Bolsonaro quer acabar com o SUS! Reaja trabalhador!
Pressione o seu deputado.

No momento em que o Brasil e o mundo atravessam uma grave pandemia causada pelo novo coronavírus, o desgoverno de Jair Bolsonaro enviou à Câmara dos Deputados o orçamento para o ano de 2021 e, com ele, uma redução de R$ 35 bilhões de reais no orçamento do Ministério da Saúde.

O Sistema Único de Saúde (SUS) já sofre com a falta de recursos e essa medida vai piorar a situação. Nos postos de saúde, faltam remédios e profissionais para atender a população. Mesmo assim, os trabalhadores ainda arriscam a suas vidas para atender a todos, mesmo sem equipamentos de segurança e com salários atrasados.

Precisamos defender o SUS de mais este ataque. Assine a Petição do Conselho Nacional de Saúde (CNS) na internet (clique aqui) para pressionar os deputados Federais a votarem contra essa medida covarde e inaceitável. O povo não pode pagar mais essa conta.

Lembremos que o governo Bolsonaro já aprovou a Reforma da Previdência que, na prática, retirou o direito da maioria dos brasileiros de aposentarem-se. A Reforma Trabalhista foi outro duro golpe contra a classe trabalhadora. E para piorar, ainda tem a chamada Reforma Administrativa que, da forma como foi apresentada, mexe com toda estrutura do país e aprofunda as desigualdades, investimentos e políticas públicas de saúde e outros serviços.

E nesse contexto que a CTB-MG convida os trabalhadores e trabalhadoras a acompanharem, a partir de hoje, uma série de matérias sobre o SUS, intitulada “Todos em Defesa do SUS. Reaja Trabalhador”. A primeira matéria chama a atenção para a retirada de R$ 35 bilhões do orçamento da saúde para 2021 e também vai explicar o que é o SUS. Como funciona? De onde vem o dinheiro para financiá-lo? O que devemos cobrar do SUS? De quem devemos cobrar?

Clique aqui e boa leitura.

CTB, a luta é pra valer!