CTB marca presença em congresso dos educadores capixabas

“Com grandes perspectivas vimos ao congresso do Sindiupes para defender a construção de um Sistema Nacional de Educação com a valorização dos profissionais do setor no país inteiro”, revela Ailma Maria de Oliveira, presidenta da CTB-GO e representante nacional da central no 31º Congresso Estadual Sindiupes (Sindicato dos/as Trabalhadores/as em Educação Pública do Espírito Santo). Ailma fará uma palestra nesta quinta-feira (4) com o tema Saúde e Trabalho Decente.

Cerca de 5 mil educadores estarão no congresso que começa nesta quarta-feira (3) e termina na sexta-feira (5) em Guarapari, no interior do estado. “A valorização profissional que defendemos não se restringe ao Plano de Cargos, Carreira e Salários, abrange também a melhoria das condições de trabalho dos profissionais. Todos os anos crescem os casos de adoecimento dos educadores e ninguém faz nada para mudar essa dura realidade”, relata Ailma. Após o encerramento acontecerá a Festa do Professor, numa grande confraternização.

A dirigente do Sindiupes, Josandra Rupf, conta que a CTB tem dois assentos na diretoria do sindicato e preconiza “um trabalho conjunto em favor de uma entidade forte e realmente representativa dos trabalhadores em educação no Espírito Santo”. Segundo ela, “este congresso discutirá questões educacionais”. Entre as principais bandeiras estarão a efetivação das 20 metas do PNE (Plano Nacional de Educação). “Uma questão importante para nós é a eleição direta para diretor, porque desejamos implementar a gestão democrática nas escolas, como consta do PNE”, revela Josandra.

Para Ailma “a CTB a valorização profissional é o ponto de partida na construção de uma educação pública de qualidade para todos”. Uma das questões descritas pela sindicalista para melhorar a vida dos educadores refere-se à violência no ambiente educativo. “É preciso combater a cultura da violência predominante na sociedade brasileira, pois o que acontece dentro das escolas é fruto do que campeia fora dela”, acentua. “A CTB defende a prevenção como método mais salutar para acabar com o alto número de professores internados em clínicas com o psicológico afetado e muito estressados”, reforça.

A cetebista goiana vê como positivo a participação da presidenta Dilma na 2ª Conferência Nacional da Educação (Conae) deste ano. “A Dilma não só participou como se mostrou disposta a lutar com os educadores e educadoras para a efetivação de diversos pontos determinados pelo Conae”, sinaliza. De acordo com Ailma, a CTB entende a educação como uma área estratégica para o desenvolvimento nacional e, por isso, “defende mais investimentos para a educação pública como maneira de avançar na democracia igualando as oportunidades”.

josandra-rupf-ctb-es

A CTB também participará ativamente da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, que ocorrerá entre 15 e 17 deste mês. Josandra reforça a campanha dos educadores capixabas para a aplicação da Lei Nacional do Piso do Magistério no Espírito Santo. “É muito importante a aplicação do piso para atrair jovens para a carreira do magistério, assim como melhorar os salários de todos. Também estaremos defendendo uma valorização da hora atividade e de 1/3 da jornada para planejamento de aulas, entre outras questões importantes para o bom desempenho educacional”, conclama.

Josandra conta ainda que haverá debate sobre igualdade racial e as questões de gênero. “O Espírito Santo é o estado onde mais se matam mulheres e jovens, essencialmente negros, moradores da periferia”, assegura. Para ela, “é preciso romper o muro das escolas para se debater a segurança pública no estado, porque vivemos em clima de constante insegurança, inclusive um professor foi assassinado na porta da escola recentemente”.

Dirigentes da CTB estarão em duas mesas no congresso:

Mesa 3 – Educação Física e suas funções
Palestrante João Geronymo Pereira – indicação técnica