CTB Maranhão realiza curso de Formação Sindical em Urbano Santos (MA)

A secretaria de Formação da CTB-MA promoveu, na última terça e quarta-feira (18 e 19) , um curso de Formação Sindical, que ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), em Urbano Santos.

Os cerca de 30 participantes- entre dirigentes e lideranças comunitárias da região – tiveram acesso aos momentos de teoria e prática, que foram ministrados pelos dirigentes estaduais central sindical.

No primeiro dia, foram realizadas palestras com temas que envolveram a conjuntura da política nacional, estadual e municipal, além da apresentações sobre a concepção e os conceitos do sindicalismo.

Já no segundo momento, os participantes tiveram a oportunidade de discutir o que aprenderam por meio de oficinas, abordando o aspecto do sindicalismo entre os trabalhadores rurais.

Segundo a secretária de Formação Sindical da CTB-MA, Benedita Costa, que coordenou as atividades, os debates foram produtivos e os trabalhadores puderam construir, após os dois de curso, novas opiniões sobre a própria participação na política. “Eles viram a necessidade de promover mudanças no próprio município como forma de avançar na luta por melhores condições de trabalho”, afirmou.

Para o presidente da seção estadual da CTB no Maranhão, Júlio Guterres, os cursos cumprem a função de apresentar conteúdos que auxiliem os trabalhadores na luta pela ampliação de direitos, principalmente nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas, espaços ocupados majoritariamente por representantes de grupos empresários, que não expressam os anseios dos trabalhadores.

“O objetivo da CTB-MA é formar trabalhadores para serem protagonistas dos rumos políticos do país. Com os conteúdos aprendidos no curso, os participantes despertam para a necessidade de mudanças e começam a refletir sobre a escolha dos representantes”, destacou o cetebista.

O próximo curso de Formação Sindical da CTB-MA acontecerá nos dias 29 a 30 de março, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Itaperucu-mirim, município localizado a 120 quilômetros da capital maranhense.

Fonte: CTB-MA