CTB Maranhão faz balanço das atividades do ano

 

A organização da luta dos trabalhadores no Maranhão foi o tema da reunião da direção estadual da CTB na manhã do último sábado (7), no Auditório Lourdes Cerneiro da Fonseca, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), no centro de São Luís. Cerca de 20 lideranças sindicais dos mais variados segmentos e regiões do estado participaram da avaliação do ano 2013 para a classe trabalhadora.

Na ordem do dia, estava o debate a conjuntura política das bandeiras nacionais levantas pela CTB nos 13 sindicatos filiados no Maranhão, dentre os quais está o Sinproesemma, maior entidade representativa do estado, concentrando cerca 30 mil servidores públicos estaduais entre professores, especialistas e funcionários da educação.

Para o vice-presidente da CTB-MA, Joel Nascimento, é necessário que os dirigentes intensifiquem, nas suas bases de atuação, as campanhas promovidas que discutam o fator previdenciário, a terceirização, a redução da jornada de trabalho, o trabalho infantil e a reforma agrária. “São lutas que se dão lá em cima, em Brasília, mas, infelizmente, pouco repercutem nos municípios”, afirmou o cetebista. 

Ainda segundo Joel Nascimento, entre os exemplos da falta de difusão das informações nacionais no âmbito local está o desconhecido por parte dos trabalhadores sobre o processo de aposentadoria. Para o dirigente, o trabalho dos sindicalistas na abordagem deste tema pode ajudar as entidades de classe a atrair principalmente novos filiados para as suas bases. “A aposentadoria é um tema desconhecido para quem entrar no serviço público, por exemplo. Esses trabalhadores não sabem quanto vão receber após deixar seus postos de trabalho e o debate sobre isso pode atrai-los”, disse. 

Por sua vez, o presidente estadual da CTB-MA, Júlio Guterres, defendeu o empenho dos dirigentes na busca pelo aprendizado sobre as organizações sindicais e o papel delas para a sociedade. “Qualquer um pode gerir um sindicato, mas, para administrá-lo dentro de uma perspectiva classista, é necessário conhecimento que advém somente da participação de cursos e leitura”, esclarece.

Nesse sentido, Júlio Guterres destacou os cursos que estão sendo promovidos pela CTB na capital e no interior do estado, sob coordenação da diretora de Formação, Benedita Costa. Além dessas ações, a CTB também tem se esforçado para levar os representantes a encontros no Brasil. “É necessário compartilhar o conhecimento nos cursos fora do estado com os colegas que não tiveram a mesma oportunidade. Não faz sentido fazer um curso e ficar com o conteúdo somente para si”, explica.

Fonte: Sinproesemma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.