CTB Maranhão e Sinproesemma realizam encontro de comunicação sindical

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) e a CTB-MA realizam, nos dias 8 e 9 de novembro, o “1º Encontro Estadual de Comunicação Sindical. 

Com o tema “Da caneta ao mouse, a serviço da luta dos trabalhadores” serão debatidos temas como: o papel da comunicação na luta de classes; a democratização da comunicação; o impacto das inovações tecnológicas e das redes sociais na comunicação sindical, popular e democrática, e o paradoxo entre a legislação e a realidade das rádios comunitárias.

Os debates contarão com a presença da secretária nacional de Imprensa e Comunicação da CTB, Raimunda Gomes (Doquinha), do webdesigner Láldert Castello Branco também integrante da equipe de comunicação da Central, do professor-doutor em Comunicação Social da UFMA, do jornalista Chico Gonçalves e do jornalista e professor da UFMA doutorando em Comunicação pela PUC-RS,  Ed. Wilson Araújo.

Para o presidente da CTB-MA e secretário de Imprensa e Comunicação do Sinproesemma, Júlio Guterres, “a comunicação é, muitas vezes, relegada a um segundo ou terceiro plano” e, apesar de sua importância, são disponibilizados poucos recursos humanos e financeiros para o pleno desenvolvimento da atividade. “Teme-se colocar em debate as questões políticas, culturais e de comportamento. Quando muito, faz-se, eventualmente, um boletim ou um panfleto, quase sempre, nos momento de acirramento dos conflitos e tratando exclusivamente de aspectos econômicos imediatos”, analisa.

Durante as oficinas, os participantes do 1º Encontro Estadual de Comunicação Sindical terão a oportunidade de conhecer o uso prático das diversas ferramentas de comunicação numa abordagem dirigida ao meio sindical. Depois, serão formados grupos de trabalho para criação da rede de comunicação do  e comunicação integrada entre sindicatos filiados à CTB-MA.

O evento ocorrerá no no Hotel Veleiros, que fica na Avenida dos Holandeses, Ponta D’ Areia – São Luís. 

Confira abaixo a programação completa: 

DIA 8/11 – SEXTA-FEIRA
8h – Abertura: As razões para o encontro
9h – Palestra 1 – O papel da comunicação na luta de classes – Raimunda Gomes (Doquinha)
10h30 – Palestra 2 – A batalha pela democratização dos meios de comunicação  – Chico Gonçalves
14h – Palestra 3 – Impactos das inovações tecnológicas e das redes sociais na comunicação sindical, popular e democrática – Laudert Castelo Branco

16h30 – OFICINA 1
• Texto – do panfleto ao jornal

 DIA 9/11 – SÁBADO
8h00 – Palestra 4 – Rádios comunitárias: legislação e realidade – Ed Wilson Araújo

10h às 12h 

OFICINA 2
• Rádio – da AM à Rádioweb

OFICINA 3
• Web – sites, blogs e redes sociais

Fonte: Sinproesemma

Compartilhar: