CTB lamenta morte do sindicalista Umberto Bastos

Toda a diretoria da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) lamenta o falecimento do Diretor Jurídico Assufba, Umberto Carvalho Bastos. Destacada liderança na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Umberto era lotado no Museu de Arte Sacra e exercia também a função de dirigente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-BA).

Umberto faleceu em casa após retornar do hospital onde esteve internado e passou por uma cirurgia. O sepultamento será nesta quarta-feira (22), às 15h, no Cemitério Campo Santo, na Federação.

Umberto Bastos era um expoente militante do movimento negro, representante das religiões de matriz africana e vice-presidente da Acbantu (Associação Nacional Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu). Umberto trabalhou por mais de 40 anos na UFBA, foi dirigente da Fasubra e era militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Sua trajetória de luta em favor da Educação Pública de qualidade e da valorização dos trabalhadores, como fundador da Assufba, permanecerá em nossa memória e nos nossos corações.

A diretoria da CTB se une aos seus familiares e amigos neste momento de perda e dor, na certeza de que Umberto deixa o exemplo de quem defendeu as causas mais nobres.