CTB-GO divulga apoio às reivindicações dos trabalhadores da Comurg

Em nota divulgada, a CTB Goiás manifestou total apoio às justas reinvindicações dos trabalhadores e trabalhadoras da Companhia de Urbanização de (Comurg), submetidos às péssimas condições de trabalho e o descaso da prefeitura, que ignora a situação dos funcionários da empresa.

Segundo os trabalhadores, o número de caminhões não é suficiente para realizar a coleta na capital e, além disso, eles estão sucateados. “Eles falam que os caminhões estão sendo revisados toda semana, mas isso é mentira. Muitos trabalhadores relatam que a correia utilizada para segurar na carroceria é improvisada com retalhos”, relata o coletor.

Um motorista da empresa confirma as versões dos trabalhadores. “O número de acidentes está acima do normal. Os coletores continuamente cortam as mãos com cacos de vidro e batem os pés e as canelas nas barras de ferro dos caminhões”, conta Joaquim Custódio.

Para agravar a situação doze funcionários contratados por meio de concurso público como motoristas e coletores foram demitidos, momentos depois de terem participado de uma manifestação, no último dia 29 de maio, em protesto contra a sobrecarga de trabalho e a precariedade nos veículos nos quais atuam. Reivindicamos nossos direitos e fomos mandados embora. Pegamos o lixo da cidade e somos tratados como lixo”, declara o coletor Samuel Oliveira.

Para a presidente da CTB, Ailma Maria de Oliveira, que participou de uma reunião entre trabalhadores e a empresa, a dispensa dos funcionários é arbitrária e está intimamente relacionada com a participação na manifestação. “Não vamos admitir nenhuma demissão”, afirmou a presidente da CTB-GO.

Confira na íntegra a nota de apoio da CTB-GO:

Defendemos uma sociedade melhor para todos

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, terceira maior central sindical do país (hoje são 06 reconhecidas pelo Ministério do Trabalho), criada em Goiás, no dia 15 de agosto de 2009, no auditório Jaime Câmara, com a finalidade de defender o SINDICALISMO CLASSISTA. É uma entidade autônoma e independente, sem ingerência partidária, de patrões e governos, com sede própria e foro na Capital do Estado de Goiás, Goiânia, na Avenida Anhanguera, N. 5110, Edifício Moacir Teles, 8º andar, sala 812, Centro, fone 30874952.

É composta por entidades sindicais que reúnem trabalhadores, trabalhadoras, servidores e servidoras públicas, aposentados, aposentadas e pensionistas. Prioriza a organização por local de trabalho; Não foge a sua obrigação de defender as liberdades democráticas, o direito incondicional à greve e os direitos e conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras. A defesa da expressão e a expansão da subjetividade feminina, bem como a superação da divisão sexual do trabalho. Se propõe a organizar e apoiar todas as ações que visem à conquista de melhores condições de vida e trabalho para o conjunto da classe trabalhadora.

Recebemos e repassamos as denúncias das péssimas condições de trabalho dos Trabalhadores da Comurg ao Senhor Luciano de Castro, ao Prefeito e ao Ministério do Trabalho. Para nossa surpresa, ao contrário do atendimento às justas reivindicações houve a demissão de doze trabalhadores que participaram da manifestação configurando às perseguições antes anunciadas.

Não nos calamos diante das injustiças. Queremos e buscamos a mais ampla unidade de ação da classe trabalhadora. Convidamos o Sindasseio a conhecer a sede a CTB, o conjunto da sua direção, e a juntar-se à luta destes profissionais, cumprindo o seu papel para fazermos avançar as conquistas dos trabalhadores/as.

Não podemos mais permitir que as denúncias feitas pelos trabalhadores da Comurg caiam no vazio e no denuncismo. Goiânia pode e deve ser a capital mais limpa, mais arborizada e mais iluminada, mas isso não pode se dar com a exploração humana. Melhores condições de trabalho, jornada compatível, respeito aos direitos humanos são preceitos constitucionais conquistados às duras penas. Não ao retrocesso de direitos. Sim ao sindicalismo classista e às lutas da classe trabalhadora por melhores condições de vida.

Portal CTB com agências