CTB e SEEB/SE participam do ato em memória às vítimas de acidente de trabalho

Em Aracaju, na manhã dia 28 de abril, os dirigentes do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) e da CTB/SE participaram do ato unificado do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.

A manifestação contou com as presenças de todas as centrais sindicais e foi organizado pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE). No mesmo dia, uma comitiva do SEEB/SE prestigiou a I Conferência Estadual do MPT sobre “Acidentes de trabalho: prevenção, prioridades e perspectivas”.

O presidente do SEEB/SE, José Souza saudou a iniciativa do MPT e afirmou que o ato público e a conferência foram momentos de reflexão. José Souza denunciou que a conta das vítimas de acidente e do adoecimento no trabalho é paga pela Previdência Social. “Essa conta é paga pela sociedade. No Brasil, a empresa causadora do acidente de trabalho não se sente obrigada em ressarcir aos cofres públicos o dano causado aos trabalhadores”, denunciou José Souza.

1º de Maio

O presidente da CTB/SE, Edival Gois criticou as dificuldades dos setores patronais em dialogar com as centrais sindicais. “Na produção do lucro, da mais valia, os grandes empresários também estão levando junto à vida do próprio trabalhador. Precisamos ampliar parcerias para defender a valorização do trabalho e exigir condições dignas de trabalho”, defende o presidente da CTB.

Dia-mundial-em-memoria-das-vitimas-de-acidentes-de-trabalho-sergipe2

No ato, Edival Gois convidou os trabalhadores e trabalhadoras para a manifestação da central no Dia Internacional dos Trabalhadores, dia 1º de maio. Com o tema “Não tem contradição: queremos Copa, Saúde e Educação”, a manifestação da CTB será a partir das 08h da manhã, na Praça da Juventude do Conjunto Augusto Franco.

Saiba Mais

Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003 o Dia 28 de Abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

Por Déa Jacobina Ascom/SEEB/SE