CTB debate movimento sindical, realização de eventos, parcerias e COP-30 com entidades, prefeitura e governo no Pará

O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, debateu a situação do movimento sindical e a realização de eventos no Pará em agendas com sindicatos, Prefeitura de Belém e Governo do Estado, nestas terça (28) e quarta-feira (29).

Na sede do Sindicato dos Professores no Estado (Sinpro-PA), no centro, o dirigente fez uma palestra sobre os desafios e perspectivas para a valorização da negociação coletiva e fortalecimento das entidades de classes no governo Lula. O debate reuniu 26 associações de diversas áreas com atuação em cidades como Barcarena, Castanhal, São Miguel do Guamá, Ananindeua e Marituba, além de Belém.
Entre as categorias representadas, houve servidores públicos estaduais, municipais e federais, educadores, advogados, químicos, enfermeiros, bancários, transportes rodoviário, de valores e escolta armada, construção civil, comerciários, petroleiros, gráficos, industriários, aposentados e profissionais do Turismo.

Foto: Divulgação / CTB-PA

“Reunimos nossas lideranças sindicais paraenses para debater as transformações no mundo do trabalho, como campanhas salariais, negociações coletivas, financiamento e fortalecimento das entidades sindicais, para a representação classista das categorias de bases. Também discutimos como podemos contribuir na transformação de ideias e perspectivas por um sindicalismo transformador da realidade brasileira para a consciência de classes dos trabalhadores, trabalhadoras e dos dirigentes para avançar nas condições de vida, trabalho, conquistas econômicas, sociais e políticas para a classe trabalhadora”, afirmou o vice-presidente da CTB-PA, John Carvalho.

No encontro com os sindicalistas, ainda foi discutida a possibilidade de realização do 5º Conselho Nacional da CTB, que deverá reunir 300 dirigentes e lideranças sindicais de todo o país, na capital paraense. Já na agenda com as autoridades municipais e estaduais, Adilson e o presidente local da Central, Cléber Rezende, tiveram audiências com o chefe da Casa Civil paraense, Luiziel Guedes, e com o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, além de diversos secretários e integrantes das gestões. Um dos assuntos tratados foi a oficialização da candidatura da capital paraense para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), em 2025.

Foto: Divulgação / CTB-PA

“Nós da CTB Pará ficamos muito confiantes nas conversas para a realização de parcerias para o Pará sediar o Conselho Nacional da CTB com o conjunto das lideranças sindicais de todo o país e debater os temas atuais. E com a real possibilidade de Belém receber a COP-30, esse debate do desenvolvimento sustentável, da preservação ambiental e de empregos verde estão na ordem do dia no Pará e no mundo”, comentou Rezende.