CTB de Sergipe homenageia Souza em sua última reunião do ano

“Souza foi o maior sindicalista do estado do ponto de vista ideológico, da organização, do compromisso, da capacidade de luta. Não vejo outro que tenha atuado com tanta força, com tanta energia, por tanto tempo. Era uma pessoa rara, que deixou uma grande lacuna no movimento sindical”. Com essas palavras, Edival Góes, presidente da CTB-SE, homenageou José Souza, ex-vice-presidente da entidade no estado, na última reunião ampliada de 2014 da diretoria da CTB-SE.

Esse foi o primeiro encontro de dirigentes da entidade desde a morte do sindicalista, ocorrida no dia 21 de outubro. Eles fizeram um minuto de silêncio e exibiram um vídeo com imagens de Souza em plena atividade sindical. Na plenária, a direção da entidade ratificou a luta de Souza, destacou o legado deixado por ele, e o compromisso com o socialismo e o sindicalismo classista renovado, de luta, combativo e independente.
“Nós vamos fazer um esforço enorme para que essas lutas de Souza, os anos de dedicação em defesa dos trabalhadores, não tenham sido em vão, e que nós possamos reproduzir isso no dia a dia, ajudando esses trabalhadores com o seu pensamento, sua organização e sua luta. Esse é um compromisso da CTB-SE”, disse Edival.

Formação

O presidente da CTB no estado lembrou que Souza dormia e acordava pensando o movimento sindical. “Precisamos mostrar isso aos nossos sindicalistas para que, apesar da ausência física dele, consigamos programar suas ideias, sua luta para melhorar a vida do nosso povo”, ressaltou. Com esse objetivo, a CTB-SE incorporou novos integrantes na direção da entidade, entre jovens e idosos, para garantir a energia e a experiência que a entidade necessita para manter o crescimento dela.

Edival admitiu, no entanto, a dificuldade em formar novos dirigentes sindicais. “Não se prepara um sindicalista da noite para o dia. São anos e anos de formação. Souza vinha com esse acúmulo, essa experiência, mas vamos recomeçar. Ele foi uma semente que foi plantada. Vamos regá-la para que ela cresça e dê frutos”, enfatizou.

Após a homenagem a Souza, a direção da CTB-SE escolheu Waldir Rodrigues, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado (Sintrase), para substitui-lo na vice-presidência da Central no Estado. Os dirigentes fizeram, ainda, uma análise da conjuntura política e econômica, e das eleições em Sergipe e no Brasil.

Por Niúra Belfort – Comunicação CTB-SE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.