CTB Bahia protesta contra a terceirização durante Grito dos Excluídos

No último sábado (7), a CTB-BA participou do Grito dos Excluídos em Salvador o evento foi marcado pela presença dos movimentos sociais e trabalhadores. Os manifestantes saíram da praça do Campo Grande em passeata até chegar na praça Castro Alves, perto do centro histórico da cidade e reuniu cerca de 3 mil pessoas. 

De acordo com o presidente da CTB nacional, Adilson Araújo, que participou do Grito em Salvador, o ato foi representativo e levou as bandeiras em defesa da soberania dos países, contra as guerras perpetradas pelo capitalismo, por uma moradia digna, melhor mobilidade urbana entre outras reivindicações.  

Adilson avaliou positivamente a manifestação para ele as reformas estruturais no país são necessárias para o processo de democratização do Brasil, sobretudo, a partir da realização de uma reforma política que amplie a participação popular e enfrente a mídia golpista. 

Em Itabuna, sob forte chuva, a CTB Regional Sul da Bahia, CUT, FS e sindicatos filiados realizaram protestos contra o Projeto de Lei da Terceirização, o PL 4330/2004, no último sábado 7 de setembro em Itabuna, na Bahia,  durante o Grito dos Excluídos. 

Concentrados na Praça Adami, os manifestantes ocuparam a principal avenida onde aconteceu o desfile oficial,  distribuindo a nota das centrais que condena o PL 4330, exige o fim do fator previdenciário,a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o fim da privatização da rodovia da BR 101 e a cobrança de pedágios além de divulgar a campanha “Para expressar a liberdade” em favor do Projeto de Lei de Iniciativa Popular pela democratização dos meios de comunicação.

Com o tema “Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular”, o 19º Grito dos Excluídos, organizado pelos movimentos sociais e as pastorais da Igreja Católica chamou a atenção da socieddade para os problemas que enfrentam os jovens brasileiros, principalmente os que vivem nas periferias.

Veja a nota das centrais para o 19º Grito dos Excluídos em Itabuna:

O que querem os trabalhadores:

> Rejeição ao Projeto de Lei 4330

Facilita a contratação de trabalhadores através de empresas terceirizadas que terá como consequência a precarização das condições de trabalho, a desvalorização dos salários e a redução de vagas nos concursos públicos;

> Fim do Fator Previdenciário
Cálculo instituído pelo governo FHC que reduz o valor  dos benefícios e pensões pagos pela Previdência Social

 > Redução da Jornada de Trabalho –  diminuição da jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas sem redução de salários, o que combinado com a política de limitação de horas extras pode gerar milhares de empregos;

 >  Democratização dos Meios de Comunicação 
Assine o abaixo-assinado em apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular pela Democratização da Comunicação. Procure o sindicato de sua categoria;

 > Fim dos Pedágios
O governo pretende privatizar todas as rodovias viáveis à cobrança do pedágio e já marcou o leilão de privatização da BR 101 para o dia 23 de outubro de 2013.

Com informações da CTB Regional Sul da Bahia 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.