CTB-BA apresenta agenda de atuação para garantir a saúde do trabalhador

Surpreendente e extremamente produtivo. Assim pode ser classificado o Seminário de apresentação do plano de lutas da Secretaria de Saúde da CTB Bahia, realizado nesta terça-feira (28), em Salvador. A atividade reuniu representantes de diversas entidades sindicais da capital e do interior do estado para discutir as ações da CTB nesta área tão importante, que é saúde do trabalhador e trabalhadora.

O encontro foi divido em duas partes. Pela manhã, os participantes puderam ouvir as exposições do presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira, que falou sobre a atuação da CTB e também do dirigente metalúrgico e conselheiro estadual de Saúde Francisco Silva sobre os desafios da política de saúde do trabalhador no cenário atual. A parte da tarde foi dedicada à apresentação do plano de lutas da secretaria de Saúde para 2014.

“Fundamental foi a presença marcante do conjunto das entidades sindicais da CTB do interior e da capital. Todos querendo participar deste debate tão rico e no qual a CTB tem um acúmulo muito grande. Nossa contribuição foi no sentido de contextualizar a discussão da saúde do trabalhador neste momento de crise econômica mundial e discutir as formas de pautar esta discussão na Conferência Nacional de Saúde, que acontece este ano. Este será uma das prioridades da CTB em 2014”, afirmou Aurino Pedreira.

ctbba seminario saude2

Planos e ações

As discussões sobre a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, que acontece em novembro, permeou todos os debates, não apenas por ser o principal evento da área de saúde em 2014, mas, principalmente por se mostrar uma grande oportunidade para pautar discussões importantes sobre a saúde do trabalhador, que vão muito além do combate a doenças ocupacionais.

“Percebemos uma vontade muito grande da militância em discutir questão da saúde. Todos queriam contribuir com o debate, saber como se articular para participar de todas as etapas preparatórias da Conferência, além de tirar dúvida sobre diversas questões que envolvem a saúde do trabalhador”, informou a secretária de Saúde da CTB, Jaíra Santiago.

Para atender a esta expectativa, a Secretaria de Saúde pensou em uma agenda de atuação que começa com o fortalecimento dos coletivos de saúde nas entidades que compõem a CTB, passa pela formação de uma militância em saúde, que possa participar de forma destacada das conferências municipais, regionais e estadual de Saúde, disputando a indicação para a etapa nacional, além de ocupar espaços em fóruns, conselhos e outras instâncias de discussão sobre a saúde do trabalhador.

O planejamento inclui também a participação da CTB na construção de grandes eventos nas datas de referência da saúde, em congressos e todos os eventos em que possa colaborar para a discussão sobre este importante tema. “Vamos preparar ainda o Seminário de Saúde da CTB e começar a discutir como ajudar na formação políticas da militância na área de saúde. A nossa ideia é ampliar o debate e ampliar a atuação da CTB na área”, concluiu Jaíra.

Fonte: CTB-BA