CTB-BA realiza plenária preparatória para o 3º Congresso no Sul do estado

A CTB Bahia realizou na última quinta-feira (25) a sua segunda Plenária Regional Sul. O evento teve como objetivo apresentar o texto base do 3º Congresso da CTB e contou com a participação de dirigentes sindicais das cidades de Itabuna, Ilhéus, Camacan, Camamu, Itajuípe e Mascote.

O evento, preparatório para o III Congresso Estadual da CTB-BA, teve com palestrante, o vice prefeito de Itabuna Wenceslau Júnior (PCdoB) e a dirigente da CTB Nacional, Marilene Betros. Após saudação da mesa de abertura, o professor, advogado e vice-prefeito, Wenceslau Jr, fez uma análise da conjuntura nacional e internacional e destacou os avanços ocorridos no Brasil com a eleição de Lula em 2002, classificando como uma conquista dos trabalhadores.

Marilene Betros fez um resumo do documento base do 3º Congresso da CTB, analisando aspectos como o trabalho de interiorização da Central, a organização das coordenações regionais e o plano de lutas e ação da CTB-BA para 2013. Marilene também destacou os cinco anos de existência CTB, a necessidade de aprofundar a organização dos sindicatos e as perspectivas com a construção do 3º Congresso.

ctbba-Plenaria congresso

Para finalizar, os coordenadores da CTB Regional Sul/Bahia, Jairo Araújo e Jorge Barbosa, fizeram um balanço das ações da Central na região cacaueira. No geral, a avaliação foi positiva. “A CTB está presente nas lutas de todos os sindicatos, além de lutar por melhorias para a população de modo geral”, destacou Jairo, que se elegeu vereador em Itabuna também graças ao prestígio e mobilização da CTB.

Jorge Barbosa destacou as campanhas pela estadualização do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e contra a cobrança de pedágio na BR 101. Jorge também apontou para a necessidade de fracionamento da CTB Regional e consequente fortalecimento da Central nas cidades do interior da Bahia.

Por Luiz Carlos da Silva Júnior – CTB-BA (Regional Sul)