CTB-BA: Proposta apresentada para os professores deve ser avaliada

Leia abaixo nota divulgada nesta terça-feira (5) pelo presidente da CTB-BA, Adilson Araújo:

Proposta apresentada pelo Governo deve ser avaliada

O Governo da Bahia confirmou ontem, 04 de junho, que além do reajuste já garantido, de 6,5% para todos e mais 4,66% em maio, para os professores do grau I, aceita pagar o restante em duas parcelas: 7% em novembro de 2012 e 7% em abril de 2013, em forma de progressão na carreira, sem prova, que juntos, esses percentuais garantirão um reajuste médio de 22% a 26%.

O anúncio da proposta sinaliza para a retomada das negociações com os professores da rede pública estadual. Vale destacar, inclusive, que a apresentação da proposta reafirma a existência do acordo assinado, negado no curso do movimento grevista.

Dessa forma, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil ressalta que os indicativos apontam uma importante vitória política para a categoria; sobretudo, ao reafirmar a disposição do fechamento do acordo com o compromisso de reajuste salarial da rede estadual.

A sinalização da reabertura da mesa de negociação, que poderá trilhar rumo à saída da greve dos trabalhadores em educação da Rede Estadual de Ensino, neste estágio da luta, é a conquista para a retomada do diálogo e do entendimento. É o caminho para a discussão do Plano de Carreira da categoria e, consequentemente, a reafirmação da disposição para pressionar o Governo para que melhore as condições de trabalho.

A CTB e demais entidades classistas filiadas, se solidariza ao movimento entendendo a justeza das reivindicações, e nesse momento, conclamam à Direção da APLB Sindicato e aos professores, a empreender esforços no sentido de retomar as negociações, apresentando a contra proposta e mantendo acesa a chama por um projeto de educação com valorização do trabalho dos professores, condição essencial para que a Bahia e o Brasil alcancem um novo patamar de desenvolvimento.
Salvador, 05 de junho de 2012.

Adilson Araújo
Presidente da CTB Bahia