CTB-AC realiza manifestação em frente à prefeitura de Rio Branco

O ato promovido por representantes da CTB Acre aconteceu da última terça-feira (07), em frente ao prédio da prefeitura de Rio Branco. A ação é contra a demissão dos trabalhadores da empresa Tucano, responsável pela coleta de lixo que teve seu contrato encerrado com o município em dezembro.

Uma carta assinada pelo movimento sindical informa que um mês antes do término do contrato, a Tucano demitiu vários funcionários, “sumiu” e deixou de recolher o lixo da cidade.

José Janes, vice-presidente da CTB-AC, falou sobre o objetivo principal do manifesto. “Com esse ato estamos defendendo diretamente o direito desses 20 trabalhadores que foram demitidos. Essas pessoas foram pegas de surpresa porque contavam com o suporte da prefeitura que garantiu que ninguém seria demitido com a troca da empresa. Alguns desses funcionários que foram demitidos eram representantes de frentes sindicais, todos esses trabalhadores eram exemplares e desenvolviam um trabalho ético dentro das suas funções,” afirmou.

Atendendo ao pedido da prefeitura de Rio Branco, vários desses trabalhadores, mesmo dispensados pela empresa Tucano, continuaram desenvolvendo as suas atividades rotineiras.

“Esse é um movimento válido, porque a grande situação colocada é que não podemos deixar nenhum colaborador de fora por conta de envolvimento com o processo sindical, se o profissional desenvolve o seu trabalho certo, ele tem todo o direito de participar de qualquer movimento que não fuja da sua ética,” afirmou Marcelo Jucá, vereador e sindicalista.

O secretário Municipal de Serviços Urbanos, Kellyton Marinheiro, disse que a prefeitura cumpriu a promessa feita e que a maior parte dos trabalhadores da Tucano foi contratada pela Limpebras.

“Desses trabalhadores, inclusive do corpo técnico da empresa, foram devidamente reaproveitados na nova empresa responsável pela coleta de lixo. O pessoal da oficina, os garis, o administrativo foi aproveitado. A empresa atendeu a prefeitura, mas ela também tem autonomia própria para realizar as contratações devidas,” detalhou Kellyton Marinheiro.

Portal CTB com agências