Covid-19 é uma doença ocupacional, garante o STF

Por Anderson Pereira

A Covid-19 pode ser considerada uma doença ocupacional. Este é o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar da decisão, muitos empregadores utilizam-se da própria lei para tentar “driblar” qualquer responsabilidade.

Por isso, o Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador realiza nesta quinta-feira (17), às 16h, o encontro virtual “COVID-19 – A importância do reconhecimento como doença relacionada com trabalho e a emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT)”.

A presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Minas Gerais (CTB-MG), Valéria Morato, participará da abertura da live que terá como debatedoras Letícia Nobre e Jandira Maciel.

Nobre é Secretária da Saúde do Estado da Bahia, Diretora de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador. Ela participa também do Grupo de Trabalho “Saúde do Trabalhador da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)”.

Jandira Maciel é médica sanitarista, professora da Faculdade de Medicina da UFMG e Coordenadora do Grupo de Trabalho da Abrasco.

A mediação será do Secretário-geral da CTB-MG, Gelson Alves.

Doença avança

O Brasil já registra 134.174 mortes confirmadas por Covid-19 e 4.421.686 diagnósticos da doença, de acordo com o consórcio dos veículos de imprensa.

Um estudo divulgado terça-feira (15) pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) revelou que o vírus atinge principalmente os trabalhadores da saúde, do transporte e das padarias.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) da capital, dos 467 voluntários testados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), 6% tiveram anticorpos contra a doença, o que significa que foram contaminados.

Ainda de acordo com o estudo, que foi publicado no jornal “O Tempo”, “entre os 722 motoristas, cobradores e atendentes do transporte público, o estudo identificou que 5,26% dessas pessoas estavam infectadas. Em seguida, aparecem os profissionais das padarias (4,38%), centros de saúde (3,82%) e drogarias (3,35%). O intervalo de confiança dos resultados é de 95%. Para a realização dos exames, foram utilizados os testes rápidos enviados pelo Ministério da Saúde”.

Live

“COVID-19 – A importância do reconhecimento como doença relacionada com trabalho e a emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT)”.

Hora: 16h

Clique no link abaixo para entrar na reunião Zoom
https://us02web.zoom.us/j/82272092989?pwd=aFIrTnhLUkxTaURsNjhzT3hMVTA1Zz09

Assista, participe e divulgue.