Correios do RJ analisam proposta da empresa nesta quarta-feira

Os trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro prometem lotar assembleia na noite desta quarta-feira (17) para avaliar a proposta de ACT da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Liderada pela direção do Sindicato dos Trabalhadores em Correios (Sintect-RJ), a categoria rejeitou na terça-feira (9), por unanimidade, a proposta da ECT que concede aumento no valor da inflação de 6,5%, sem nenhum ganho real para a categoria.

De acordo com Marcos Sant’Águida, diretor Jurídico do Sintect-RJ, a direção da estatal se mantém numa postura intransigente, não querendo negociar nenhuma das cláusulas do novo acordo. “Diante desse posicionamento, a categoria decidiu entrar em estado de greve e uma nova assembleia foi acontecerá nesta quarta, quando então uma greve por tempo indeterminado poderá ser deflagrada, caso não haja mudança na postura da Empresa”, afirmou o Sintect-RJ em nota.

greve correios-rj

Os trabalhadores pedem aumento de R$ 300 linear para toda a categoria, além da reposição da inflação. Uma das alegações da empresa para não conceder aumento real para os trabalhadores é que este é um ano eleitoral. O parecer jurídico do Sintect-RJ desmentiu este argumento da empresa.
O documento, que foi elaborado pelo coordenador jurídico, mostra que a empresa não se enquadra na lei de responsabilidade fiscal em função de seus empregados serem celetistas (regime da CLT) e por ter “orçamento” e lucro próprio. “Por este motivo está desobrigada de atender a cláusula 20 da lei de Responsabilidade Fiscal que veda ao executivo conceder aumento para os servidores e funcionários públicos durante a vigência de processos eleitorais”, ressalta a nota.

Fonte: Sintect-RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.