Festa comemora os 80 anos do Sindicomerciários de Caxias do Sul

No último sábado (19), o Salão da Igreja dos Capuchinhos, em Caxias do Sul, ficou pequeno ao abrigar os mais de mil comerciários e comerciárias que participaram da festa em comemoração aos 80 anos da entidade.

A festa começou com uma cerimônia em que discursaram autoridades da cidade: Gelson Marcon, representando a Prefeitura Municipal, o vereador Renato Oliveira, em nome da Câmara de Vereadores, o Deputado Federal Assis Melo e o presidente da CTB-RS e da Fecosul, Guiomar Vidor. Todos ressaltaram a importância dos serviços prestados pelo sindicato à categoria.

Silvio Luiz Frasson, presidente do Sindicomerciários, foi o último a ocupar o púlpito. Frasson agradeceu a presença da categoria e de todas as autoridades presentes e discursou, lembrando da trajetória da entidade e das principais lutas travadas nestes 80 anos de existência.

“Hoje, lutamos pela regulamentação da profissão do comerciário, por uma jornada de trabalho mais humana e justa, bem como melhor remuneração e qualificação profissional. Também estamos engajados nas lutas pelo desenvolvimento do país, junto com a CTB e com os trabalhadores. Queremos uma distribuição de renda mais justa, mais direitos sociais, a diminuição das taxas de juros, melhorias nas áreas de educação e saúde, e o fim do fator previdenciário, para que tenhamos aposentadoria valorizada e justa. Mas para que tudo isso aconteça, precisamos lutar juntos, cada vez mais unidos e mobilizados. Essa é a disposição do Sindicomerciários ao completar 80 anos”, ressaltou Frasson.

Após o discurso, Frasson realizou a entrega de uma homenagem aos ex-presidentes da entidade, agradecendo a atuação na defesa e a valorização da categoria comerciária, além do fortalecimento da entidade. O senhor Nelson Zulian foi reconhecido pelos anos de serviços prestados ao sindicato, no qual, atua como dentista há 27 anos.

festa-comerciarios-rs

Durante o jantar, foram sorteados brindes para todos os convidados. Mas o momento mais aguardado da noite ficou por conta do sorteio de um Celta 0 km, no qual, concorreram todos os associados que estivessem com as mensalidades em dia. A aposentada Denira Monti Lazarin, de 65 anos, sócia da entidade desde 1990, levou o prêmio. Ela não conseguiu comprar os ingressos para a festa e estava em casa, se preparando para dormir quando recebeu a notícia. “Não acreditei na hora; achei que fosse um trote e até pedi para o meu filho ligar de volta para saber se era verdade mesmo”.

Ao confirmar que era mesmo a ganhadora do prêmio, Denira fez questão de comparecer ao Salão dos Capuchinhos para ver o seu novo carro. “Era certo que alguém iria ganhar, mas não passa pela minha cabeça que seria eu”, confessa.

Após o sorteio, os convidados assistiram ao show do humorista Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana. Acompanhado do seu fiel escudeiro Licurgo, o gaúcho emo, fez a plateia gargalhar com o seu bom-humor e as versões inusitadas de “Canto Alegretense”.

Para Silvana Barbosa Ferraz, vice-presidente do Sindicomerciários, foi uma das festas que reuniu o maior número de comerciários. “Foi gratificante para nós, do sindicato, ver toda a mobilização da categoria. Trabalhamos muito para fazer uma festa que agradasse a todos e o resultado ficou muito acima do esperado”.

Fonte: Sindicomerciários (Fotos: Josué Ferreira Produções)