Comerciários gaúchos apresentam proposta de reajuste salarial à Cotrijui

Na tarde da segunda-feira (27), representantes do Sindicato dos Empregados no Comercio de Ijuí estiveram reunidos com a direção da Cotrijui e apresentaram a proposta salarial da categoria para o dissídio  deste ano.

Débora Maas, diretora do Sindicato, explica que foi apresentada a proposta da Federação dos Comerciários do estado, Fecosul, que tem como base o piso salarial de R$ 880,00 e um reajuste de 12% para quem recebe acima do piso. “Além disso, queremos negociar também avanços em cláusulas sociais relativas ao quinquênio e a estabilidade de
trabalhadores prestes a se aposentar”.

Dentre outras cláusulas sociais, os comerciários requerem estabilidade de 2 anos para o trabalhador (quando este for o tempo que falta para a aposentadoria) e também um quinquênio de 5% conforme o que já é acordado com a Organização das Cooperativas do Estado (Ocergs). Na Cotrijui, o quinquênio é de 4%.

A direção da Cotrijui não apresentou resposta.

O Presidente Vanderlei Fragoso disse que irá analisar os pedidos da categoria para depois apresentar a proposta da Cooperativa. Nenhuma data foi marcada para dar prosseguimento as negociações.

Marcos Prestes, que também representou o Sindicato na reunião, questionou a direção da Empresa sobre o pagamento dos salários em dia. Como resposta, a direção da Cotrijui teria garantido que a prioridade são os trabalhadores e que há um grande esforço neste sentido. Mas a Direção reconhece que está em atraso com encargos sociais e que
encaminha uma renegociação com a Previdência Social.

“Buscamos também assegurar a continuidade do crédito aos trabalhadores nos supermercados da Cotrijui, mas estamos preocupados com a situação de desabastecimento. É preciso garantir o abastecimento das mercadorias para que os trabalhadores possam usufruir deste benefício”, explicou Marcos Prestes.

Por Adriano Daltro Schröer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.