Comerciários de Ijuí (RS) defendem reajuste de 12%, com piso de R$ 850,00

“O setor do comércio cresceu 8% acima da inflação e a tendência para este ano é de que se repita  este índice de crescimento ou  muito perto disso. Se a economia está bem é mais poder de compra para o consumidor e mais vendas. Esta é a realidade econômica do comércio e isso justifica nosso pedido de reajuste de 12%. Vamos para a mobilização!”

Com estas palavras, o presidente da Fecosul, Guiomar Vidor, saudou os trabalhadores e trabalhadoras do comércio presentes ao ato de lançamento da campanha salarial unificada em São Luiz Gonzaga, na manhã da última sexta-feira (10).

O entusiasmo era compartilhado pelos demais sindicalistas presentes ao ato. “A categoria está mobilizada e ciente do bom momento que o comércio vive”, disse Nestor Kalsing, Presidente do Sindicato em Santa Rosa. “Estamos com muita motivação e com muito orgulho da nossa categoria, que está ganhando este tempo, buscando melhores condições na vida e no trabalho”, complementou Rosane Simon, 2ª Vice-presidenta da Fecosul e Presidenta do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí.

Cerca de 100 pessoas participaram da caminhada pelas ruas do centro de São Luiz Gonzaga, distribuindo panfletos com a proposta da categoria. Na caminhada, duas paradas em dois supermercados da cidade, onde os comerciários manifestaram seu descontentamento com o desrespeito destas empresas com as negociações coletivas e denunciaram o abuso contra os direitos dos trabalhadores. “Manifestamos nossa indignação com as empresas que não aceitam as negociações coletivas e tratam com indiferença o direito dos trabalhadores. Já buscamos resolver a questão no diálogo, mas a situação está se arrastando e nós vamos brigar por nossos direitos”, disse o presidente do Sindicato em São Luiz Gonzaga, Américo Fabrício.

Em Ijuí, comerciários reafirmam a proposta de 12%

A tarde o ato aconteceu em Ijuí, também com uma caminhada pelas ruas do centro da cidade, mobilizando os trabalhadores para a assembleia geral da categoria que iria acontecer no final da tarde. Novamente cerca de 100 pessoas realizaram a manifestação em que os representantes dos trabalhadores novamente entregaram a pauta de revindicações da categoria ao Sindilojas.

Em frente a um supermercado, Guiomar lembrou que este setor foi um dos segmentos do comércio que mais cresceu no ano passado e é também um dos setores que mais exige dos comerciários. “Nos supermercados não tem sábado, não tem domingo para os trabalhadores e trabalhadoras e por isso mesmo, por todo esse trabalho, este setor é um dos que mais fatura. E apesar disso, é onde o comerciário menos ganha”, explicou.

“Estamos nos mobilizando por um aumento real de salários, mas também para que o comerciário tenha o direito a uma vida melhor. O trabalhador e a trabalhadora do comércio também merecem desfrutar do fruto do seu trabalho e por isso estamos mobilizados, para avançar na conquista de direitos como o de descanso aos sábados a tarde e domingos”, concluiu Rosane Simon.

comerciarios-ijui campanha2013-3

comerciarios-ijui campanha2013-2

Em assembleia, comerciários apoiam propostas e exigem mais direitos

No final da tarde o auditório do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí lotou para a assembleia geral da categoria. A reunião foi aberta pela Presidenta Rosane Simon que relatou as ações de lançamento da campanha salarial ocorridas durante o dia e explicou aos trabalhadores a proposta que a categoria está negociando com os patrões. “Estamos negociando diversas cláusulas sociais e também 12% de aumento, inclusos ai os 6,77% de reposição da inflação. Uma proposta justa. Que os empresários não venham com choradeira porque eles cresceram 8,4% acima da inflação no ano passado”.

Luis Carlos Vasconcellos, assessor jurídico do Sindicato lembrou aos presentes que as negociações são muito difíceis e os trâmites já acontecem desde dezembro de 2012. “há muita resistência dos patrões com a nossa proposta que além dos 12% de aumento, pede um piso mínimo de R$ 850,00”. Vasconcellos relatou também que entre as cláusulas sociais negociadas está a de que o trabalhador que esteja há um ano de se aposentar tenha estabilidade no emprego até a aposentadoria.

Um intenso debate demonstrou o descontentamento dos comerciários com algumas questões relativas a carga horária e ao trabalho nos sábados e domingos. Os trabalhadores querem o fim da compensação de horas e o pagamento das horas extras trabalhadas e estão cientes da necessidade de união para garantir o direito ao descanso nos finais de semana. A Fecosul está estudando ações para garantir a reconquista deste direito.

“É hora de juntar a nossa coragem, toda a nossa energia e nos unirmos numa intensa  mobilização para aproveitar este bom momento da economia. O comércio está perdendo trabalhadores para outros setores porque paga mal e tem uma jornada de trabalho mais longa. Que bom que todos vocês vieram, atendendo nosso chamado para este momento importante. Vender dá trabalho e com mobilização, união e muita luta vamos garantir que o nosso trabalho seja valorizado”, finalizou Rosane Simon.

Fonte: Sindicato Empregados no Comércio de Ijuí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.