Comerciários de Campina Grande (PB) deflagam campanha salarial

A campanha salarial 2013/2014 dos comerciários de Campina Grande, na Paraíba, já está deflagrada oficialmente. O sindicato dos Empregados no Comércio realiza uma assembleia no próximo domingo (22), a partir das 9 horas, na sede do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares, localizada à Rua Major Belmiro, 174, bairro São José.

Na pauta extensa das reivindicações dos comerciários destaca-se a reposição das perdas salariais referente aos últimos cinco anos. O sindicato da categoria solicitou ao  Departamento Intersindical de Estatística e Estudos (Dieese), estudo técnico para apontar o índice inflacionário do período citado.

Ao todo são cerca de 50 cláusulas entre econômicas e sociais. Muitas conquistas acordadas na Convenção vigente deverão ser mantidas. Entre as reivindicações dos comerciários destacam-se: ganho acima dos índices de inflação, para que o aumento salarial possa dar mais qualidade de vida ao trabalhador; vale-refeição para todos os trabalhadores; implantação do plano de saúde para todos os trabalhadores; manutenção do seguro de vida e acidentes pessoais e a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salários.

O piso salarial em vigor do comerciário de Campina Grande é de R$ 705,00, valor que, segundo o presidente do sindicato da categoria, José do Nascimento Coelho, é insuficiente para o trabalhador se manter.

Após aprovação, a pauta será encaminhada ao setor patronal. O  novo piso entra em vigor em 1º de novembro, data base da categoria.

Fonte: Sindicato dos Comerciários de Campina Grande