Com apoio da CTB, educadores baianos garantem avanços em negociação com o Estado

Professoras e professores baianos foram mobilizados pela APLB-Sindicato, nesta terça-feira (14), em toda a Bahia, para decidir sobre a pauta de negociações que tem sidoo tratada com o governo estadual. Os profissionais da educação se reuniram na capital e em 17 regionais. Em Salvador, o encontro aconteceu na Praça Municipal.

A categoria debateu itens como piso salarial, Gratificação de Estímulo ao Aperfeiçoamento Profissional (Geap), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Plano de Carreira, eleições diretas de gestores, coordenação pedagógica, reforma do ensino médio e educação integral. A CTB Bahia apoiou a manifestação com a presença do vice-presidente, Reginaldo Alves, e do secretário de Combate ao Racismo, Jerônimo Júnior.

Dirigente da CTB Nacional, da CTB Bahia e da APLB, Arielma Galvão reforçou os avanços nas negociações com o Estado. “Tínhamos pautas represadas desde 2019 e conseguimos fazer o governo avançar. Antes, queriam pagar 357 processos da Geap, mas agora serão 1.087. O reajuste do piso, de 14,95%, será para todos, inclusive aposentados. Conseguimos que a pecúnia de 2021 seja paga totalmente em 2023. Além de assegurar a volta da eleição direta para gestores de escolas, que não acontecia há alguns anos, entre outros pontos”, enfatizou.

Segundo o coordenador geral da APLB, professor Rui Oliveira, as lutas recentes da entidade foram importantes. “A Secretaria de Educação melhorou bastante as propostas sobre esses pontos, mostrando que a mobilização sempre foi nossa força para conquistar nossos direitos. Reuniões nas escolas e ações nas ruas fizeram o governo ceder e os nossos pleitos prosperarem. Agora, é voltar a se reunir com a SEC para assinar o melhor acordo”, disse. Informações da CTB-BA.