Chapa cetebista concorre à reeleição na Assufba

Revigorante e representativo, assim foi o ato de lançamento da Chapa 1 – Sindicato É Pra Lutar, ocorrido na última sexta-feira (31), em Salvador. Com a expressiva participação da categoria, o apoio de dirigentes sindicais da CTB e de estudantes, foram apresentados os nomes das lideranças que se colocam para mais uma gestão vitoriosa à frente da Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFBA, UFRB, UFOBOB (Assufba). Na ocasião, a deputada federal Alice Portugal, ex-dirigente da entidade, escalou os membros da chapa um a um, destacando a atuação deles junto às bases.

“Os servidores das universidades federais da Bahia têm tido grandes vitórias com essa gestão ‘Sindicato é pra Lutar’ e querem mais. Querem mais avanços, mais vitórias, maior consolidação democrática na universidade, maior espaço para o servidor”, ressaltou Alice Portugal. Para ela a Assufba hoje é um sindicato altivo, presente, independente. É um sindicato que não funciona como um anexo da administração universitária. “Essa turma coordenada por Renato Jorge tirou o sindicato que estava de joelhos e o ergueu para conquistas importantes, como os turnos contínuos e a reorganização de todos os processos jurídicos entidade”, finalizou.

Nos dias 13 e 14 de março a categoria irá às urnas depositar mais um voto de confiança na Chapa 1, que tem o apoio e a parceria da CTB e dos sindicatos filiados à Central. À frente da entidade por duas gestões, o coletivo Sindicato é Pra Lutar recebeu elogios das lideranças sindicais presentes ao lançamento. Para o presidente da CTB-BA, Aurino Pedreira, por exemplo, a Assufba tem tido uma administração excelente do ponto de vista das melhorias para os servidores que ela representa. “Mas, acima de tudo, ela tem uma visão, uma leitura muito classista, e um sindicalismo que tem esse nível de consciência avançada tem que ser reconhecido. Nós não podemos perder a oportunidade de dar continuidade a esse projeto. Por isso a CTB está aqui no lançamento da chapa”.

O dirigente da CTB nacional e diretor da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades (Fasubra), João Paulo Ribeiro, expressou seu contentamento de estar participando do lançamento da Chapa 1. “Esse sindicato é dos que mais proporcionou um protagonismo político da Bahia e que está voltado para todas as lutas nacionais, está conduzindo a categoria à maestria. Em time que está ganhando não se mexe, queremos que essa equipe continue trazendo conquista para os servidores das universidades federais de todo o estado”, disse.

Ao final da apresentação da Chapa 1, o lançamento continuou ao som pé-de-serra de Zé Costa e sua banda. Uma celebração de integração entre os servidores da UFBA, UFRB, aposentados e estudantes. Durante o evento foi lançada também a campanha “Tô com a Chapa 1”, possibilitando aos servidores demonstrar publicamente o apoio e a confiança no grupo.

Por Fidel Melo (Fotos: Eduardo Paranhos)