Centrais Sindicais e Movimentos Sociais definem Agenda de lutas no Pará

A CTB e demais Centrais Sindicais no Pará realizaram uma reunião ampliada com o movimento sindical e social e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, no dia 27/02, quinta-feira, debateram a Conjuntura Política, após as declarações do Presidente da República convocando a manifestação contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, dois outros poderes basilares da democracia brasileira. Ditadura nunca mais!

Avaliaram as Centrais e os Movimentos Sociais que o Presidente Jair Bolsonaro aposta para um golpe contra a Democracia, a Liberdade, a Constituição, a Nação e as Instituições da República Federativa do Brasil, ao mesmo tempo em que comete crime de responsabilidade com consequências gravíssimas contra o livre exercício do Poder Legislativo e do Poder Judiciário, previsto no art. 85 da Constituição Federal de 1988.

As Centrais e os Movimentos Sociais definiram um calendário de lutas rumo à greve do dia 18 de março e ao Ato unitário do 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador/a.

A agenda unitária é na defesa da Democracia, da Soberania Nacional e dos Direitos Sociais como educação e saúde, e dos serviços e servidores públicos ameaçados com a Reforma Administrativa propagada pelo Presidente Bolsonaro, disse a advogada Jullianny Sales, vice presidenta da Associação dos Advogadas e Advogados Pela Democracia, Justiça e Cidadania – ADJC-PA.

Cleber Rezende, Presidente da CTB/Pará, esclareceu que a conjuntura do país é de crise econômica e social, aumento do desemprego e da informalidade, forte ofensiva na política de privatizações e desmonte da proteção dos direitos da classe trabalhadora, como a MP 905, a Reforma Administrativa e os ataques e ameaças à democracia brasileira.

Sendo fundamental a unidade das Centrais Sindicais, dos Movimentos Sociais e Partidos progressistas com forte mobilização popular para as atividades unitárias e específicas das organizações sindicais e sociais no Pará e no Brasil.

Agenda:

# Dia 08/03 – Participação de todas/os no Ato alusivo ao Dia Internacional das Mulheres, concentração na Escadinha do Cais às 8h.

# Dia 12/03 – Seminário Estadual para debater a MP 905, Reforma Administrativa e a Conjuntura, na OAB/PA às 14h .

# Dia 14/03 – Construção e participação do Ato em memória da luta da vereadora Marielle Franco.

# Dia 18/03 – Ato em defesa dos serviços e servidores públicos, educação, saúde, empregos, direitos e democracia – Ditadura nunca mais! Concentração na Praça da República às 9h .

# Dia 01/05 – Ato de 1º de maio unificado das Centrais Sindicais – Dia Internacional do Trabalhador/a.