Centrais prestigiam anúncio do novo piso paulista

A CTB São Paulo participou na ultima quinta-feira (18) da solenidade promovida pelo governo estadual para anunciar os novos valores do Piso Salarial Regional no Estado de São Paulo.

A proposta altera as três faixas salariais de R$ 600,00, R$ 610,00 e R$ 620,00 para R$ 690,00, R$ 700,00 e R$ 710,00 respectivamente. Sendo assim, a primeira faixa salarial terá reajuste de 15%, a segunda faixa de 14,75% e a terceira de 14,52%.

Os representantes das centrais sindicais participaram das discussões dos novos valores do piso junto com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, antes do anúncio oficial. Para o presidente da CTB São Paulo pode ser considerado um avanço para os trabalhadores. “Não foi o que queriamos. No entanto, foi o possivel e represnetou um grande avanço para os trabalhadores paulistas, já que ficou acima que o piso nacional”, destacou o presidente.

Agora, o projeto será enviado para aprovação da Assembleia Legislativa nos próximos dias. A expectativa é que os novos pisos passem a valer em março. Até lá, trabalhadores com carteira assinada deverão receber o piso nacional (R$ 622), uma vez que não é permitido a remuneração abaixo do salário mínimo nacional, afora trabalhadores que são regidos por convenções coletivas sindicais.

Confira a relação das faixas por categoria:

1ª faixa – de R$ 600,00 para R$ 690,00
Trabalhadores domésticos, serventes, trabalhadores agropecuários e florestais, pescadores, contínuos, mensageiros e trabalhadores de serviços de limpeza e conservação, trabalhadores de serviços de manutenção de áreas verdes e de logradouros públicos, auxiliares de serviços gerais de escritório, empregados não-especializados do comércio, da indústria e de serviços administrativos, cumins, “barboys”, lavadeiros, ascensoristas, “motoboys”, trabalhadores de movimentação e manipulação de mercadorias e materiais e trabalhadores não-especializados de minas e pedreiras.

2ª faixa – de  R$ 610,00 para R$ 700,00
Operadores de máquinas e implementos agrícolas e florestais, de máquinas da construção civil, de mineração e de cortar e lavrar madeira, classificadores de correspondência e carteiros, tintureiros, barbeiros, cabeleireiros, manicures e pedicures, dedetizadores, vendedores, trabalhadores de costura e estofadores, pedreiros, trabalhadores de preparação de alimentos e bebidas, de fabricação e confecção de papel e papelão, trabalhadores em serviços de proteção e segu¬rança pessoal e patrimonial, trabalhadores de serviços de turismo e hospedagem, garçons, cobradores de transportes coletivos, “barmen”, pintores, encanadores, soldadores, chapeadores, montadores de estruturas metálicas, vidreiros e ceramistas, fiandeiros, tecelões, tingidores, trabalhadores de curtimento, joalheiros, ourives, operadores de máquinas de escritório, datilógrafos, digitadores, telefonistas, operadores de telefone e de “telemarketing”, atendentes e comissários de serviços de transporte de passageiros, trabalhadores de redes de energia e de telecomunicações, mestres e contramestres, marceneiros, trabalhadores em usinagem de metais, ajustadores mecânicos, montadores de máquinas, operadores de instalações de processamento químico e supervisores de produção e manutenção industrial.

3ª faixa – de R$ 620,00 para R$ 710,00

Administradores agropecuários e florestais, trabalhadores de serviços de higiene e saúde, chefes de serviços de transportes e de comunicações, supervisores de compras e de vendas, agentes técnicos em vendas e representantes comerciais, operadores de estação de rádio e de estação de televisão, de equipamentos de sonorização e de projeção cinematográfica e técnicos em eletrônica.