
Publicado 04/01/2023 - Atualizado 04/01/2023
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Rio Grande do Sul (CTB) indicou ao presidente Lula e ao ministro Luiz Marinho o nome do auditor fiscal Vanius Corte para a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego gaúcha (SRTE-RS).
A recomendação (veja aqui) conta ainda com o apoio de aproximadamente cem entidades, entre outras centrais, federações e sindicatos.
“Vanius Corte possui uma trajetória reconhecida no serviço público, com notório saber jurídico e todos os demais atributos e qualidades para o exercício do cargo ora pleiteado, com destaque a sua larga experiência na vida sindical, jurídica e na administração pública”, diz o requerimento enviado ao governo federal.
As instituições salientam ainda que a condução do indicado ao cargo “homenageia os auditores fiscais do Trabalho e a todos os demais servidores e servidoras de carreira que tiveram a coragem de resistir, lutar e enfrentar as enormes dificuldades que lhes foram impostas ao exercício de suas funções e atribuições que ocorreram a partir de 2016, e que foram muito agravadas no período de 2019 a 2022”.
Perfil
Vanius João de Araújo Corte é bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e atuou como advogado trabalhista de 1991 a 1996. Entre os sindicatos para os quais prestou serviço estão os Bancários, Trabalhadores na Indústria da Fiação e Tecelagem, Gráficos, Radialistas e Servidores Municipais de Caxias do Sul.
Ele também foi procurador-chefe do Município de Caxias do Sul, entre 1997 e 2004. Desde 2005 é servidor público federal e auditor fiscal do Trabalho. Há 13 anos exerce as funções de gerente regional do Ministério do Trabalho em Caxias do Sul. Também é professor convidado do curso de pós-graduação em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho da UCS.