Ceará debate regulamentação da jornada de trabalho da enfermagem

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Ceará (Sindsaúde) realizará nesta sexta-feira (12) ás 16h, no hotel Golden Tulip, em Fortaleza, o II Encontro dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Ceará. Com objetivo principal do debate: a regulamentação da jornada de trabalho para 30 horas semanais.

Outros temas serão abordados como a participação popular, a precarização das condições de trabalho, a campanha salarial 2015, entre outros.

O evento contará aproximadamente com 430 inscritos, podendo ser também acompanhado pela internet, via Twitter ou Facebook utilizando as hashtags #30HorasEnfermagem e #SindsaúdeCeará.

Participarão do evento a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Nordeste (FEESSNE), do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST-CE), Conselho Estadual de Saúde (CESAU), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Conselho Regional de Enfermagem (Coren-CE), Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e Sindicato dos Enfermeiros do Ceará (SENECE).

Programação do evento

8h – Credenciamento e acolhida

8h30 – Apresentação teatral com a Companhia Prisma de Arte

9h – Entrega da comenda Sindsaúde Ceará

9h30 – Palestra: Avanços, recuos e novas estratégias na luta pela regulamentação da jornada de trabalho para os profissionais de enfermagem no Brasil

Palestrantes: Valdirley Castagna, secretário geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS)

10h20 – Apresentação do Anteprojeto de Lei de Iniciativa Popular para Regulamentar a Jornada de Trabalho da Enfermagem
Palestrante: Vianey Martins, assessor jurídico do Sindsaúde Ceará

10h50 – Debate sobre o Antiprojeto com a participação da CTB Nacional, CUT-Ceará, Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Nordeste (FEESSNE), Coren-CE.
Mediação: Marta Brandão, presidente do Sindsaúde Ceará

12h30 – Almoço

14h – Palestra seguida de debate: Precarização e jornada excessiva e suas consequências na saúde do (a) trabalhador (a)
Palestrante: Geovanna Sales, diretora geral do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST-CE)