Carteiros do serviço de Sedex cruzam os braços em São Bernardo (SP)

Trabalhadores dos Correios, do Centro de Entrega de Encomendas de São Bernardo do Campo (CEE-SBC), no ABC Paulista, realizaram uma greve de advertência nesta segunda-feira (4). A paralisação atingiu quase a totalidade dos trabalhadores responsáveis pelas entregas de encomendas e pelo serviço de Sedex em São Bernardo e Diadema. “A situação é muito grave porque são os carteiros que entregam as compras feitas pela internet, que têm objetos valiosos muitas vezes, expondo os trabalhadores ao risco de assaltos”, conta, ao Portal CTB, Guiné Vagner do Nascimento, tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Empresa Brasileira de Correios, Telégrafos e Similares de São Paulo, Grande São Paulo e Região Postal de Sorocaba (Sintect-SP).

Os trabalhadores cruzaram os braços para cobrar da direção Correios garantia de segurança e escolta armada em suas entregas. Segundo os grevistas, os assaltos são corriqueiros, expondo em demasia os carteiros, atrapalhando o desempenho e causando sérios transtornos no trabalho, inclusive os trabalhadores relatam agressões físicas e psicológicas por bandidos a mão armada.

O Sintect-SP depois de protocolar dezenas de reclamações à direção da empresa, realizou assembleia na entrada do CEE-SBC no dia 31 de outubro, quando foi aprovado o movimento grevista. Segundo Guiné até o momento a empresa não deu nenhuma resposta positiva a respeito das reivindicações. Por isso, “a diretoria do sindicato está indo para Brasília, para encaminhar a pauta de reivindicações à direção nacional dos Correios, porque a regional não está correspondendo”, afirma.

Os carteiros do CEE-SBC Informam que o Estado de greve será mantido, enquanto a empresa não atender as reivindicações e se dentro do prazo que a empresa estipulou de 20 dias não for encaminhado uma solução, os trabalhadores irão cruzar os braços por tempo indeterminado.

Portal CTB com informações do Sintect-SP