Campanha Salarial dos Bancários da BA e SE ganha força com Conferência Interestadual

A Campanha salarial começa a tomar forma com a Conferência Interestadual. Bancários da Bahia e Sergipe se reúnem nos dias 19 e 20 de julho, no hotel Portobello, em Ondina, Salvador, a partir das 8h, para discutir o que deve ser prioridade na pauta de reivindicações a ser defendida na Conferência Nacional, entre os dias 25 e 27 de julho.

O tema deste ano é Avançar nas conquistas. Os trabalhadores reconhecem as vitórias obtidas nas últimas campanhas, como o reajuste salarial. Na última década, a categoria garantiu ganho real de 18,3%.

Outra conquista é a valorização do piso. O ganho real dos últimos dez anos é de 38,7%. Graças às fortes mobilizações, os bancários arrancaram do setor mais lucrativo da economia, avanços em outras frentes, como o vale-cultura no valor de R$ 50,00 mensais para quem recebe até cinco salários mínimos.

Sem dúvida, grandes conquistas. No entanto, é preciso muito mais. O assédio moral e a pressão fazem da categoria bancária líder em doenças ocupacionais. As péssimas condições de trabalho, as demissões, a insegurança e as altas taxas de juros são problemas que merecem atenção especial e devem ser discutidos com todos, afinal afetam o conjunto da sociedade.

Programação da Conferência Interestadual:

Sábado – 19 de julho/2014

08h00min – Credenciamento
09h00min – Abertura
09h30min – Conjuntura: Agenda Politica da Classe Trabalhadora
Expositor: Marcos Verlaine (assessor do DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

10h30min – Debate
12h00min – Almoço

14h00min – Emprego/Remuneração e Resultado da Consulta dos Bancários
Expositor: Vinicius Lins (assessor sócio econômico do SBBA)